O Compound protocolo de empréstimo está pausando o uso de quatro tokens como garantia de empréstimo em sua plataforma. Isso significa que o protocolo não permitirá que os usuários depositem esses ativos e tomem empréstimos, a fim de proteger o protocolo de ataques de manipulação de mercado.
Os membros de governança do Compound aprovaram a Proposta-131, que pedia para pausar ativos com baixa liquidez de serem usados como garantia de empréstimo, na segunda-feira. Os tokens são 0x (ZRX), token Basic Attention (BAT), maker (MKR) e finanças anuais (YFI). Os membros aprovaram a proposta com grande apoio, com 554.126 votos a favor, representando 99,99% dos votos. Apenas um único eleitor foi contra a proposta.
Os quatro ativos apresentaram perfis de liquidez desfavoráveis, afirmou a proposta. Os preços de ativos com baixa liquidez podem ser facilmente manipulados. A proposta vem depois que a Mango Markets, um popular mercado de empréstimos em Solana, sofreu um ataque de manipulação de preços de US$ 114 milhões no início deste mês.
Uma discussão semelhante está acontecendo entre os membros de governança da Aave, o maior protocolo de empréstimo do Ethereum. A Chaos Labs, uma empresa de gerenciamento de risco de criptomoedas, sugeriu desativar o uso do protocolo ren (REN) e 0x (ZRX) como ativos colaterais imediatamente na Aave. Aave ainda não propôs uma votação para desativar esses ativos colaterais.