Quer saber se uma criptomoeda vale a pena? Talvez alguém tenha falado que um determinado projeto vale a apena investir ou você ouviu falar de um novo token?
Certamente você já sabe que é muito importante fazer sua própria pesquisa, mas o que isso significa exatamente? Como você pode saber se um projeto é um golpe ou não?
Para ajudar a responder a essas e outras perguntas, criamos este artigo.
Como identificar se um projeto de criptomoeda vale a pena?
Embora seja realmente fácil qualificar um projeto, a abordagem e mentalidade ao realizar suas pesquisas é fundamental. Uma abordagem muito melhor e contrária seria analisar os investimentos em potencial com o objetivo de desqualificá-los.
Se o projeto de criptomoeda preencher todos os requisitos de qualidade e você achar difícil desqualificá-lo, é provável que você tenha encontrado um bom projeto.
Sendo assim, para saber se um projeto de criptomoeda vale a pena é importante que você siga essa sequencia sequência de etapas para avaliar a criptomoeda.
1. Verifique a listagem para saber se o token vale a pena
O primeiro passo é procurar o projeto em um site de listagem de criptomoedas. Os dois maiores sites de listagens de criptomoedas e tokens atualmente são CoinMarketCap, Coingecko ou até mesmo o portalcripto. O CoinMarketCap é o mais conhecido, enquanto o CoinGecko é conhecido por tem uma listagem maior de projetos com menor capitalização.
Os dos sites vão te dar uma visão geral de alto nível de um projeto: histórico de negociação, classificação da criptomoeda, descrição do projeto, bem como os links para que você acesse o site do projeto e até mesmo links de mídia social. O CoinGecko é mais indicado neste caso por ter uma listagem de tokens mais abrangente.
Classificação do projeto
A classificação do projeto fornece uma avaliação rápida de onde o projeto se classifica quando comparado a todas as outras criptomoedas. Existem mais de 10.000 criptomoedas diferentes negociadas ativamente e o ranking é determinado pela capitalização de mercado de cada projeto, é um bom indicador inicial de onde o projeto está atualmente.
Dependendo do seu estilo de investimento e preferências, você pode estar interessado apenas nos 100 melhores projetos classificados. No entanto, se você estiver procurando por essas ‘joias’ menos conhecidas com enorme potencial de crescimento, provavelmente desejará procurar esses projetos classificados na casa dos 1.000 e acima. Projetos com classificação de 5.000 e superior são geralmente considerados projetos de risco extremo e na maioria dos casos, devem ser evitados.
Valor de mercado
O ranking do projeto é determinado pelo Market Cap, que é calculado multiplicando o preço atual da moeda/token pelo número total de moedas/tokens em circulação. Em geral, quanto maior o valor da capitalização de mercado (quanto maior a classificação), menos volátil e mais seguro é o investimento (relativamente falando, é claro).
Histórico de preços do token
Uma rápida olhada no histórico de negociação diário, semanal, mensal e anual fornecerá uma visão geral de alto nível do preço e desempenho do projeto, tendências e também destacará possíveis problemas.
Volume de Negociação e Liquidez
O volume de negociação é o quanto é comprado e vendido durante um período de tempo e é uma métrica muito importante. A liquidez é uma medida da facilidade com que um ativo criptográfico pode ser comprado ou vendido e isso é importante, pois permitirá que você compre e venda quando quiser, especialmente ao considerar projetos de baixo volume, onde você pode não conseguir vender quando quiser.
Caso o projeto que você estiver pesquisando tenha baixo volume de negociação e média capitalização também pode ser um indicador de um projeto que foi abandonado, talvez não tenha utilidade para mundo real ou pequena comunidade e algo que dever ser observado.
Fornecimento Total vs Fornecimento Circulante
Também é importante analisar a oferta circulante e a oferta total (Supply) de um projeto. A oferta circulante é o número de moedas/tokens que estão em circulação real na mão de pessoas, enquanto a oferta total é um valor fixo do número total de moedas/tokens que podem existir.
Como exemplo podemos utiliza o Bitcoin ao considerar a oferta circulante e a oferta total de um projeto. Para o Bitcoin (BTC), existem apenas 21 milhões em oferta total, enquanto existem cerca de 19 milhões atualmente em circulação.
Quando comparado a um projeto como o Chainlink (LINK), que tem uma oferta total de 1 bilhão e uma oferta circulante de cerca de 460 milhões, a escassez de moedas Bitcoin pode ser facilmente vista, por isso o maior valor para uma unidade de Bitcoin. Além disso, nos casos em que a oferta total é muito maior do que a circulante, pode causar influxo e rebaixar rapidamente o preço da criptomoeda.
O preço da criptomoeda
Embora pra muitas pessoas os projetos negociados a menos de um centavo possam parecer um bom investimento à primeira vista, a oferta total e a oferta circulante precisam ser levadas em consideração.
Voltando ao Bitcoin como exemplo, com apenas 21 milhões em oferta total, tem uma oferta total muito menor do que a maioria das outras criptomoedas. Usando por exemplo o Stellar (XLM)em comparativo, ele tem uma oferta total de 50 bilhões e um preço de negociação inferior a US$ 0.50.
É importante perceber que as criptomoedas de baixo preço têm o efeito psicológico de parecer um negócio potencialmente bom, mas isso só pode ser determinado depois de levar em consideração a oferta circulante e total de moedas do projeto. Fique atento a projetos com uma oferta total extremamente grande, o que por sua vez, resulta em um preço de mercado muito baixo.
2. Visite o site do projeto
Após analisar as informações do projeto no site de listagem de criptomoedas, caso pareça positiva, o próximo passo seria acessar o site do projeto.
Visitar o site para saber se projeto de criptomoeda vale a pena
Entrar no site oficial do projeto é algo extremamente impotente. Site mal desenvolvido!!! Hoje e dia é muito fácil e relativamente barato desenvolver um site limpo e funcional. O Website do projeto deve ser bem organizado, funcional e compartilhar abertamente detalhes sobre o projeto, as pessoas por trás dele, white paper, roteiro e os investidores caso possua.
Se o site for de baixa qualidade, tiver erros de ortografia, relutar em divulgar para os membros da equipe ou pior ainda, copiar e colar um fork anterior, tudo isso é motivo de preocupação e deve ser evitado.
A equipe do projeto
Ter uma equipe por trás do projeto, que não tem medo de exibir seu rosto, cargo e redes sóciais é muito importante para a maioria dos projetos, especialmente os mais novos. É a credibilidade e experiência da equipe por trás do projeto que terá um resultado direto no sucesso ou fracasso da criptomoeda. Sendo assim, não é recomendado entrar em projetos cuja equipe não é divulgada abertamente.
Ao avaliar a equipe, determine a experiência anterior no mercado e projetos anteriores. Este é o primeiro projeto deles ou eles têm um histórico sólido desenvolvendo projetos de sucesso neste mercado?
Infelizmente, muitos projetos menores são conhecidos por falsificar sua equipe usando fotos geradas por IA, por isso não é suficiente aceitar o que o site diz. Se for disponibilizado o LinkedIn de outros perfis sociais da equipe, é sempre prudente acompanhar e verificar a autenticidade.
Ao avaliar a equipe, também é importante levar em consideração a liderança (executivos). Projetos com parcerias com empresas conhecidas também são um bom sinal, mas como a maioria das informações no site, verifique sempre que possível.
O roteiro e a visão
Como investidor, você deve analisar o potencial futuro do projeto por isso o roteiro e a visão também são componentes extremamente importantes.
Um projeto sólido terá uma visão forte e bem definida com um roteiro e datas anexadas fornecendo detalhes para o desenvolvimento em cada etapa. Ou seja, sem uma visão e um roteiro claros, o sucesso futuro do projeto pode estar em duvida.
3. verifique os perfis de mídia social
Até aqui se a criptomoeda estiver valendo apena, o próximo passo é verificar os perfis de mídia social. Esta etapa levará um pouco mais de tempo para avaliar.
O primeiro site de mídia social a ser visitado é a conta do projeto no Twitter. O Twitter é a rede social mais importante para o mercado de criptomoedas e é um método rápido para determinar quão socialmente ativo é o projeto. Também é bom notar a interação dentro dos tweets. O número de seguidores no Twitter é uma métrica extremante importante a ser observada.
Telegram/Discord
Telegram e Discord são grupos de bate-papo que podem oferecer uma visão ainda maior do projeto, da equipe e de sua comunidade. A contagem de seguidores é um bom indicador para procurar. Nos grupos de bate-papo, reserve um tempo para ler as postagens e ter uma ideia do tipo de pessoa interessada e envolvida. Suas perguntas estão sendo respondidas? Fique atento a grupos que se envolvem excessivamente em táticas psicológicas, como induzir FOMO, devem ser considerados sinais de alerta.
Muitas vezes o Reddit terá grupos não patrocinados pelo projeto e/ou subreddits de discussão sobre a criptomoeda que não estão sob o controle direto do projeto.
Coisas para procurar no Reddit incluem, quão ativa é a comunidade? Quantos seguidores existem no sub-Reddit? A equipe oferece AMAs (me pergunte qualquer coisa)? A equipe é útil para compartilhar informações sobre o projeto?
Se a moeda tem potencial, quase sempre há uma discussão no Reddit sobre ela. Se o Reddit ainda não está falando sobre isso, o projeto pode ser muito novo ou é mais uma bandeira vermelha em potencial.
4. Avalie a comunidade para saber se projeto de criptomoeda vale a pena
É fato afirmar que sem comunidade o projeto Não tem futuro. É a comunidade que apoia o projeto que o torna bem-sucedido!
Não se pode subestimar a importância da comunidade. Se você está familiarizado com Doge Coin ou Shibu Inu, foi a comunidade que levou esses projetos a grandes alturas históricas. O entusiasmo e o tamanho da comunidade desempenham um papel importante no sucesso inicial e contínuo do projeto.
De preferencia a projetos de criptomoedas com comunidades fortes e ativas. Este é um bom sinal de que há interesse e crença genuínos no projeto. Novamente, vale a pena notar que o Reddit é um ótimo lugar para começar a pesquisar a comunidade e obter ‘conhecimento de rua’ não disponível em nenhum outro lugar.
5. Leia o White Paper
Para que não sabe o que um white paper, ele é um documento criado por pela equipe do projeto de criptomoeda e fornece aos investidores informações técnicas sobre tudo, incluindo o conceito, o roteiro e como o projeto planeja crescer e ter sucesso.
O white paper de um projeto pode fornecer informações sobre o funcionamento interno do projeto. Embora muitos white papers possam ser altamente técnicos, é um dado importante na avaliação da qualidade do projeto e da equipe por trás dele.
Se não houver um Livro Branco (white paper), geralmente isso é visto como uma bandeira vermelha. Além disso, White Papers com erros de ortografia, tecnicismo desnecessário ou falta de gramática e pontuação básicas também são sinais de alerta.
6. Entender se o projeto tem utilidade real
Para a viabilidade de longo prazo de um projeto, ele precisa ter um caso de uso bem definido e claro. O projeto resolve um problema importante? Se você deseja investir neste projeto a longo prazo, a resposta precisa ser um SIM definitivo.
O sucesso de um projeto está diretamente relacionado a algo que seus usuários irão precisar ou desejar. Embora os projetos de jogos e metaversos possam não resolver um problema importante à primeira vista, eles oferecem algo que as pessoas desejam. Não importa o nicho ou projeto, ele deve ser capaz de resolver um problema (ou necessidade) importante.
Ao avaliar a utilidade ou caso de uso de um projeto, é importante observar a demanda atual e a demanda potencial futura. A demanda futura potencial inclui adoção mundial ou é apenas local? Se você não for capaz de determinar as razões ou motivações para uma demanda futura significativa, então provavelmente não será um projeto que você desejará manter a longo prazo.
7. Verificações de fraude
No mercado de criptomoedas existem muitos golpes e esses golpes estão se tornando cada vez mais sofisticados, com contratos maliciosos que são muito difíceis de detectar para o investidor médio.
Para ajudar a proteger contra esses golpes em potencial, bem como fornecer análises (técnicas) adicionais do projeto, existem muitas ferramentas online gratuitas que podem ajudar.
Algumas das ferramentas que utilizo incluem:
- Scamsniper – Fornece informações de token, verificação de honeypot, verificação de liquidez e informações de auditoria.
- BSCheck – Fornece avaliação geral de risco, informações da carteira de desenvolvimento, informações do proprietário do token e do titular principal
- RugDoc – Oferece avaliação geral de contratos inteligentes e identifica possíveis tapetes. Funciona para contratos BSC, FTM e POLY.
- StaySafu – Oferece avaliação geral de contratos inteligentes
Conclusão
Não faltam projetos novos e interessantes e com os muitos novos projetos empolgantes sendo desenvolvidos, continuarão a existir muitos outros projetos com enorme potencial de fraude. Essas etapas podem te ajudar a saber se um projeto de criptomoeda vale a pena.
Com tudo ter uma abordagem e pesquisa padronizada ajudará você a evitar compras emocionais e a se tornar um investidor com base analítica aprimorada. No entanto, é preciso notar que projetos de jogos ou DeFi exigirão abordagens de avaliação ligeiramente diferentes e mais especializadas.