Os jogos têm sido um dos setores de entretenimento em mais rápida expansão, superando Hollywood. A indústria de US$ 200 bilhões reina há décadas, unificando mais de 40% da população mundial. No entanto, o setor emergente de GameFi está trazendo uma grande transformação para o negócio de jogos.
A GameFi aproveita a tecnologia blockchain e recentemente alterou o curso da história dos jogos. Este paradigma de jogo online assume um novo significado ao mesmo tempo que oferece aos jogadores uma experiência de jogo interativa. Além disso, com o surgimento de NFTs e do metaverso, está evoluindo para algo mais robusto e emocionante, ou seja, SocialFi.SocialFi combina Social e Finanças. Soluções Blockchain como criptomoedas e NFTs impulsionam a nova economia social. Os criadores de conteúdo podem monetizar seu impacto social diretamente.
Do entretenimento ao lucro: a evolução dos jogos
Os videogames existem desde o início dos anos 1970. O surgimento de consoles de jogos foi o primeiro desenvolvimento significativo neste espaço. No entanto, melhorias tecnológicas significativas ocorreram com a estreia do Sega Dreamcast. que foi o primeiro desenvolvimento significativo neste espaço. O objetivo original do jogo era reunir amigos e familiares para se divertir. No entanto, com a introdução dos jogos na Internet, os jogadores deixaram de jogar por diversão para aumentar sua competitividade globalmente. E isso deu origem a algumas das primeiras ligas de eSports.
Depois vieram os smartphones que revolucionaram a indústria de jogos. A facilidade de usar um smartphone mudou a forma como fazemos muitas coisas, incluindo jogos. O boom foi tão significativo que os jogos para celular agora representam 52% do mercado global de jogos. Chegamos à última iteração de jogos. Os jogos Play-to-Earn são um híbrido de tecnologia de jogos e blockchain. Eles permitem que os jogadores ganhem valor no mundo real por meio de criptomoedas. Axie Infinity é um excelente exemplo disso. Ele obteve uma avaliação de US $ 3 bilhões em um curto período.