Depois de ver como os preços podem dobrar e até triplicar em um curto espaço de tempo, você deve estar se perguntando como investir em bitcoin. Não é uma coisa difícil – comprar, vender e investir em bitcoin é comum em 2019.
Resumindo, aqui está o que você precisa fazer.
- Calcule a quantia que deseja e pode investir.
- Inscreva-se em uma bolsa de criptomoeda.
- Siga as instruções de troca para comprar bitcoins.
- OPCIONAL (mas altamente recomendado): Configure uma carteira Bitcoin privada.
- OPCIONAL (mas altamente recomendado): Transfira suas moedas da bolsa para sua carteira particular para mantê-la segura.
Como investir em bitcoin?
Antes de iniciar o processo, você precisa saber quanto deseja investir. Como você deve ter notado, os mercados de criptomoedas são bastante voláteis . Nunca investir mais do que você pode perder é um conselho sólido e uma boa regra que garantirá uma boa noite de sono.
Em seguida, você deve encontrar uma bolsa de criptomoeda decente que forneça serviços em sua região. As trocas fiat-to-crypto mais amplamente acessíveis e as plataformas de corretagem incluem:
- eToro
- Xcoins
- Coinbase
- Bitstamp
- Kraken
- Binance
- LocalBitcoins
Esses serviços são bastante fáceis de usar e facilitam a compra de bitcoins onde quer que você esteja. Eles também têm uma variedade de opções de compra – você pode comprar BTC via PayPal ( somente eToro ), cartão de crédito ou débito, transferência bancária, trocá-lo por outras criptomoedas ou simplesmente comprar um contrato CFD .
Indo além, antes de investir em bitcoin, é aconselhável saber como conseguir uma carteira de criptomoeda.
Não é seguro manter sua criptomoeda em uma carteira de câmbio, pois isso pode levar a repercussões terríveis. Reserve um tempo para aprender sobre carteiras bitcoin e encontrar a opção mais adequada para você.
Corretores de ações tradicionais
As opções entre os corretores tradicionais que oferecem aos clientes uma maneira de comprar e vender bitcoin são poucas no momento – Robinhood foi o primeiro corretor de investimentos convencional a oferecer bitcoin (Robinhood Crypto está disponível na maioria, mas não em todos, os estados dos EUA). Como sua plataforma de negociação de ações, Robinhood não cobra taxas para negociações de bitcoin. O TradeStation também oferece negociação criptográfica, incluindo bitcoin, assim como o eToro – que também apresenta uma plataforma de negociação social exclusiva, permitindo que os usuários correspondam aos movimentos dos negociadores populares.
Outros corretores anunciaram planos de oferecer negociação de criptomoedas em um futuro próximo.
Outras maneiras de comprar ou investir em bitcoin
- ATMs Bitcoin – Eles funcionam como caixas eletrônicos normais, apenas você pode usá-los para comprar e vender bitcoin. Coin ATM Radar mostra mais de 7.000 ATMs bitcoin nos Estados Unidos
- Proprietários de bitcoins ponto a ponto – Você pode comprar bitcoins diretamente de outros proprietários de bitcoins, da mesma forma que compraria itens no Craigslist, por meio de ferramentas ponto a ponto como Bisq, Bitquick e LocalBitcoins.com. Tenha muito cuidado ao comprar bitcoin diretamente de indivíduos.
- Futuros de Bitcoin – TradeStation oferece uma maneira para os investidores negociarem em futuros de bitcoins, mas isso é coisa de nível profissional, não para amadores. Veja como começar a negociar futuros .
- Fundos em tons de cinza – Grayscale Investments é um gerenciador de ativos de moeda digital. Dois de seus fundos de investimento – Grayscale Bitcoin Trust (seu símbolo é GBTC) e Grayscale Ethereum Classic Trust (ETCG) – são negociados publicamente no balcão, o que significa que você pode comprá-los através de muitos corretores de desconto. Existem taxas, e o GBTC costuma ser negociado com um prêmio, ou seja, as ações do GBTC costumam custar mais do que o bitcoin, embora o bitcoin seja sua única propriedade. O pensamento é que alguns investidores estão dispostos a pagar a mais para comprar bitcoins por meio de uma troca tradicional, sem precisar se preocupar com carteiras e armazenamento.
O que saber antes de comprar
Tenha informações de que possa precisar. A configuração de uma conta em criptomoeda leva alguns minutos, mas você precisará fornecer algumas informações, incluindo seu número de Seguro Social e o número de sua conta bancária, cartão de débito ou cartão de crédito para financiar sua conta bitcoin. Alguns provedores também podem exigir que você tenha uma identificação com foto. Registre e proteja todas as novas senhas para sua conta criptografada ou carteira digital.
Não use cartão de crédito. Embora alguns provedores permitam que você compre bitcoin com cartão de crédito, fazer investimentos tomando emprestado de um produto com juros altos, como um cartão de crédito, nunca é uma boa ideia.
O Bitcoin é seguro?
Bitcoin e outros investimentos em criptomoedas não são segurados pela Securities Investor Protection Corporation para falhas de câmbio ou roubo, uma proteção que as contas de corretagem de ações tradicionais desfrutam de até US $ 500.000. Algumas bolsas, como a Coinbase, oferecem seguro privado, mas isso não protege contra violações online individuais, como o roubo de sua senha.
Usar uma conexão de Internet privada e segura é importante sempre que você toma decisões financeiras online. Não é aconselhável comprar bitcoin enquanto estiver no café, no quarto do hotel ou usando outras conexões públicas de Internet.
Decida como armazenar o bitcoin
Carteira Bitcoin: Como escolher a melhor para sua criptomoeda.
Os bitcoins podem ser armazenados em dois tipos de carteiras digitais: uma carteira quente ou uma carteira fria. Com uma carteira quente, as transações geralmente são mais rápidas, enquanto uma carteira fria geralmente incorpora etapas extras de segurança que ajudam a manter seus ativos seguros, mas também demoram mais.
Carteira quente
Com uma carteira quente, o bitcoin é armazenado por uma bolsa ou provedor confiável na nuvem e acessado por meio de um aplicativo ou navegador de computador na Internet. Qualquer bolsa de negociação que você aderir oferecerá uma carteira gratuita de bitcoin quente, onde suas compras serão armazenadas automaticamente. Mas muitos usuários preferem transferir e armazenar seu bitcoin com um provedor de hot wallet terceirizado, também normalmente gratuito para download e uso.
Por que escolher uma carteira de um provedor diferente de uma bolsa? Embora os defensores afirmem que a tecnologia blockchain por trás do bitcoin é ainda mais segura do que as tradicionais transferências eletrônicas de dinheiro, as carteiras virtuais bitcoin são um alvo atraente para os hackers.
Muitas bolsas e carteiras online sofreram violações de segurança no passado e esses serviços geralmente ainda não oferecem seguro e segurança suficientes para serem usados para armazenar dinheiro como um banco.
Existem muitos fornecedores de hot wallet, oferecendo uma variedade de tipos de carteiras. Aqui estão alguns:
- Coinbase: Também um serviço de câmbio de bitcoin popular, o Coinbase oferece hot wallets online grátis e garante perdas devido a quebras de segurança ou hacks, roubo de funcionários ou transferências fraudulentas.
- Electrum: Software que permite que seu bitcoin seja armazenado em seu laptop ou computador desktop.
- Blockchain: Como o Coinbase, o Blockchain é uma carteira online quente; ao contrário do Coinbase, o Blockchain não é uma casa de câmbio e é considerado um alvo menos atraente para hackers.
- Mycelium: uma carteira bitcoin apenas para celular, com versões disponíveis para usuários de Android ou iPhone.
Embora alguns provedores de hot wallet ofereçam seguro para ataques de hack em grande escala, esse seguro pode não cobrir casos únicos de acesso não autorizado à sua conta.
Carteira fria
Uma carteira fria é um pequeno dispositivo portátil criptografado que permite que você baixe e carregue seu bitcoin. Carteiras frias podem custar até US $ 100, mas são consideradas muito mais seguras do que carteiras quentes.
Os fornecedores de carteira fria incluem:
Trezor: Esta empresa oferece carteiras frias pequenas e de tamanho chave que variam de cerca de US $ 80 a US $ 170.
Ledger Nano: Projetado como um pen drive, o Ledger Nano tem carteiras que variam de US $ 60 a US $ 120.
Ao criar contas para suas carteiras digitais e casas de câmbio, use uma senha forte e autenticação de dois fatores.
Faça sua compra
Depois de vincular sua carteira de bitcoin à troca de bitcoin de sua escolha, a última etapa é a mais fácil – decidir quanto bitcoin você deseja comprar. Embora o bitcoin tenha feito notícia em janeiro ultrapassando os $ 40.000 pela primeira vez, o bitcoin (símbolo de negociação BTC ou XBT) pode ser comprado e vendido por ações fracionárias, de modo que seu investimento inicial pode ser tão baixo quanto, digamos, $ 25.
Gerencie seu investimento
Se você gosta da ideia de day trading , uma opção é comprar bitcoin agora e depois vendê-lo se e quando seu valor subir. Mas se você vê um futuro para o bitcoin como moeda digital, talvez seu plano de investimento seja comprar e mantê-lo no longo prazo.
Seja qual for o seu plano, saiba que possuir bitcoin cria uma situação tributária complexa .
Você deve comprar bitcoin?
Bitcoin é uma compra incrivelmente especulativa e volátil. A negociação de ações pode lhe dar uma emoção semelhante – e escolher ações de empresas estabelecidas geralmente é menos arriscado do que investir em bitcoin.
Recomenda-se que, depois de obter algum bitcoin, você o transfira para sua carteira particular e mantenha-o seguro lá até que esteja pronto para usá-lo ou vendê-lo.