A criptomoeda Tether (USDT) é uma moeda digital criada para espelhar o valor do dólar americano.
O que é Tether (USDT) token?
Tether (USDT) é uma moeda digital criada para espelhar o valor do dólar americano. Lançado em 2014, a ideia por trás do Tether era criar uma criptomoeda estável que pudesse ser usada como um dólar digital, ou “stablecoin.” Tethers é ancorada, ou “tethered,” ao preço do dólar americano.
O criador da primeira e mais amplamente usada stablecoin, a Tether Limited é uma empresa que opera uma plataforma que emite ativos baseados em blockchain vinculados ao preço do dinheiro do governo.
Hoje, o Tether oferece suporte a quatro stablecoins : o dólar americano (USDT), o Yuan chinês (CNHT) e o euro (EURT), bem como um stablecoin lastreado em 1 onça. de ouro (XAUT).
Lançado pela primeira vez com o USDT em 2014, a ideia da empresa era tornar o dinheiro do governo mais compatível com os ativos cripto mais recentes, que eram negociados 24 horas por dia, 7 dias por semana em um mercado global ativo.
Cada token USDT pode ser resgatado por um dólar americano correspondente mantido sob custódia da Tether Limited. O valor total de todos os USDT é considerado igual às reservas mantidas pela empresa.
Uma vez que um USDT é cunhado e emitido, ele pode ser transferido, armazenado e gasto por uma variedade de empresas (bolsas, carteiras, serviços financeiros) e comerciantes individuais que procuram evitar a volatilidade às vezes extrema dos mercados de criptomoedas.
Hoje, stablecoins são uma classe emergente de ativos cripto que estão começando a encontrar casos de uso além do mundo do comércio, incluindo em setores como os pagamentos tradicionais internacionais .
Em 2020, o USDT continua sendo o maior e mais amplamente usado stablecoin.
No entanto, o conceito foi adotado pelas maiores empresas do mundo. Por exemplo, o Facebook anunciou em 2019 que estava tentando lançar seu próprio stablecoin, chamado Libra.
Como funciona o token Tether?
A criptomoeda Tether Limited aceita depósitos e retiradas em dinheiro em nome de clientes e é responsável por cunhar e destruir tokens Tether de acordo com as reservas que administram.
Amarre em Bitcoin
O Tether foi originalmente lançado e emitido no blockchain Bitcoin por meio do protocolo Omni Layer, uma plataforma usada para criar e negociar ativos digitais em cima do Bitcoin.
Essa tecnologia permite a cunhagem e a queima de tokens Tether com base na quantidade sob custódia. A circulação de Tethers também pode ser rastreada e relatada por meio do protocolo.
O livro razão do Tether é armazenado no blockchain Bitcoin graças ao Omni, e o Omni Explorer permite que os usuários visualizem suas transações verificadas lá. A partir de 2020, as amarras também estão disponíveis como ativos no Liquid, uma cadeia lateral do Bitcoin.
Tether em outros blockchains
Tether agora está disponível em outros blockchains, incluindo Ethereum (ETH), Tron (TRX) e EOSIO (EOS), que permitem a criação de novos ativos nativamente em seus blockchains.
Até o momento, o maior mercado para USDT está na Ethereum.
Quem criou a criptomoeda Tether?
As origens do Tether remontam ao início de 2010, quando os tecnólogos começaram a teorizar que os Bitcoins poderiam ser modificados para que pudessem representar novos tipos de ativos.
Por acaso, dois grupos começaram a trabalhar na ideia de que o blockchain Bitcoin pudesse ser uma plataforma para emissão de dinheiro – uma startup chamada Realcoin e a troca de criptomoedas Bitfinex.
Eventualmente, os dois projetos uniriam esforços, resultando na formação da Tether Limited.
Hoje, a empresa permite que os usuários armazenem e transfiram moedas do Tether e ajuda a integrar os ativos do Tether para negociação nas principais bolsas, como a Kraken.
Por que o token Tether tem valor?
Stablecoins são valiosos porque oferecem aos comerciantes uma ferramenta poderosa para evitar a volatilidade às vezes extrema dos mercados de criptomoedas.
Por exemplo, ao mover o valor para o USDT, um trader pode reduzir seu risco de exposição a uma queda repentina no preço das criptomoedas. Ter o USDT (em oposição ao dólar americano) também remove os custos de transação e atrasos que prejudicam a execução das negociações no mercado cripto.
As bolsas também descobriram que o Tether é uma ferramenta poderosa que lhes permite aumentar o número de pares de negociação oferecidos, ao mesmo tempo que ajuda a facilitar a atividade em regiões onde a negociação à vista pode não estar disponível.
No entanto, os traders devem observar que o valor de Tether às vezes oscilou acima e abaixo de seu par desejado. Por exemplo, às vezes, o preço foi impactado pela confiança de se as Tethers eram ou não totalmente garantidas por ativos em custódia na Tether Limited.
Além disso, os negociadores devem estar cientes de que precisarão preencher os requisitos de conhecimento do cliente impostos pela Tether Limited para emitir e resgatar ativos de Tether.
Por que usar o Tether?
Os usuários podem estar interessados em comprar o Tether porque ele oferece os benefícios de eficiência e transparência da criptomoeda, ao mesmo tempo que oferece proteção contra a volatilidade dos preços.
Os usuários do Kraken podem transferir rapidamente o USDT para suas contas e trocar o USDT por outras criptomoedas.
Conclusão
Tether é definitivamente o stablecoin mais conhecido e popular. A moeda USDT é fornecida com estabilidade, transparência e taxa de transação mínima. Além disso, cerca de 80% de todos os ativos do Bitcoin estão sendo negociados na criptomoeda Tether.