A indústria de criptomoedas está cheia de dinheiro e entusiasmo, mas essas duas coisas combinadas com a natureza difícil de rastrear das criptomoedas tornaram-na alvo de golpistas, hackers e fraudes. Esteja você investindo em um novo projeto de criptomoeda ou trocando moedas em uma bolsa, você pode correr o risco de ser vítima de um dos vários golpes de criptomoeda – até agora! Neste guia, apresentaremos os tipos mais comuns de fraude de criptomoeda, ensinando não apenas como identificá-los, mas também como evitá-los.
Sinais reveladores de fraudes de criptomoeda
Se você deseja detectar golpes de criptomoeda antes que seja tarde demais, você precisa aprender os vários sinais que esses esquemas têm em comum. Primeiro, vamos dividir os golpes de criptomoeda em quatro categorias:
Golpes de ICO – Esses são os golpes de criptomoeda em que uma venda de token ou ICO é usada para arrecadar fundos para um projeto que a equipe não tem intenção de concluir. Em vez disso, os fundos são simplesmente usados pela equipe por motivos pessoais. Os golpes de ICO se tornaram extremamente populares em 2017, quando os investidores estavam mais dispostos do que nunca a participar de vendas de tokens.
Golpes de projeto – no caso de alguns golpes de criptomoeda, uma venda simbólica ou ICO é usada para arrecadar fundos para um projeto que a equipe tem a intenção total de concluir. No entanto, em uma data posterior, a equipe decide desistir do projeto e usar os fundos por motivos pessoais, interrompendo entretanto a comunicação com os investidores.
Golpes de troca – golpes de criptomoeda nem sempre estão relacionados a projetos individuais. As trocas de criptomoedas podem escolher roubar de seus usuários – roubando uma pequena quantia continuamente ou fugindo com todos os fundos de seus usuários de uma vez. Às vezes, as bolsas podem alegar que foram hackeadas para encobrir seu jogo sujo.
Golpes de mídia social – estes são os menos sofisticados dos golpes de criptomoeda: uma simples tentativa de obter dinheiro online encorajando os usuários de mídia social a enviar criptomoeda para um endereço específico, muitas vezes sob o pretexto de que receberão uma recompensa por isso. Os golpes de mídia social geralmente envolvem a representação de algum indivíduo ou grupo notável.
Agora vamos mergulhar em alguns dos sinais reveladores desses golpes!
Golpes ICO:
Equipe anônima – Uma equipe anônima é um dos sinais mais óbvios de que um ICO é de fato uma fraude. Com a quantidade de dados pessoais disponíveis atualmente na internet, não há razão para os fundadores de um novo projeto não compartilharem sua identidade na web. Bem, existe um, e isso é garantir que não deixe rastros quando eles fugirem com o seu dinheiro!
Distribuições de tokens e fundos – as distribuições de tokens e fundos do projeto são mais dois fatores a serem considerados ao determinar se um ICO é uma farsa. Para começar, a equipe pode ter alocado apenas uma pequena parte dos tokens para a OIC (deixando um grande número sobrando para si), ou pode não ter um plano claro de como pretende usar os fundos arrecadados da OIC – nem desses são bons!
White paper pouco claro – se o white paper de um ICO estiver cheio de chavões e linguagem vaga, sugerindo que o propósito do projeto não é exatamente claro ou que a equipe não está preparada para ter sucesso, isso também pode sugerir que há um golpe em mãos.
Golpes de Projeto
Equipe anônima, má distribuição de tokens ou white paper pouco claro – ao determinar se um projeto de criptomoeda existente é uma fraude, você pode procurar os mesmos sinais que vimos em fraudes de ICO; a única diferença entre esses dois golpes é o prazo
Falta de atividade / comunicação – há um outro fator que pode ajudá-lo a detectar fraudes em projetos de criptomoeda existentes: a falta de atividade ou comunicação com os investidores. Embora quase todos os projetos sejam muito ativos e comunicativos durante seu lançamento, os projetos fraudulentos se tornam mais aparentes com o passar do tempo e a atividade e a comunicação morrem rapidamente.
Troca de golpes
Nenhuma empresa registrada – embora haja uma falta de regulamentação governamental clara para as trocas de criptomoedas, é geralmente aceito que as trocas de criptomoedas devem operar sob algum tipo de empresa registrada, caso a lei precise ser envolvida. Se uma bolsa não tiver nenhuma empresa registrada por trás dela, isso pode significar que eles estão tentando enganar os usuários (o pior cenário) ou são simplesmente negligentes (o melhor cenário).
Sem licenças – Da mesma forma, as bolsas de criptomoedas que operam na maioria das jurisdições devem ter algum tipo de licença governamental permitindo suas atividades. Se uma troca não tiver licenças, isso pode significar novamente que eles pretendem enganar os usuários ou são simplesmente negligentes.
Golpes de mídia social
Promessas abertas – se for bom demais para ser verdade, provavelmente é: esse ditado antigo se aplica especialmente a golpes de mídia social, que geralmente oferecem recompensas para atrair suas presas. A próxima vez que você ouvir sobre Bitcoins grátis sendo distribuídos para comemorar alguma ocasião especial, pergunte a si mesmo se isso é bom demais para ser verdade.
Contas falsas – golpistas de mídia social usam contas falsas – muitas vezes de líderes do pensamento criptomoeda populares (como Vitalik Buterin, criador do Ethereum) ou trocas de criptomoedas bem-sucedidas (como Binance) – para fazer suas recompensas e brindes parecerem mais críveis. Se você clicar em seus perfis, frequentemente verá pequenas dicas sugerindo que seu perfil é realmente falso.
Como evitar fraudes de criptomoeda
Se você deseja evitar golpes de criptomoeda, a primeira etapa é ser capaz de identificar esses golpes. Depois de fazer isso, é simplesmente uma questão de não participar de nenhuma atividade que possa colocá-lo em risco – seja investir em uma moeda, negociar em uma bolsa ou participar de uma oferta.
Claro, há um número crescente de golpes de criptomoeda na web e é impossível cobrir todos eles. Sua melhor abordagem para se manter seguro é seguir regras gerais como “Se é bom demais para ser verdade, provavelmente é” (especialmente quando há grandes promessas monetárias na mesa) e valorizar a transparência nos usuários, projetos e trocas, você escolhe lidar.