Os NFTs se tornaram um fenômeno cultural no ano passado, constantemente fazendo manchetes à medida que as celebridades se interessam pelo espaço e como travessuras, golpes e brigas legais acontecem. Embora seja difícil dizer se eles manterão ou recuperarão sua popularidade após uma ou duas quedas do mercado, ainda há muitas razões pelas quais alguém pode querer tentar fazer uma. Quem pode resistir a um campo do qual os criadores ganharam milhões?
Vamos ver como criar um NFT usando dois dos mercados mais populares, mas antes de chegarmos a esse ponto, vamos abordar alguns dos conceitos básicos do que é um NFT e as decisões que você pode ter que tomar antes de decidir vender um. (Se você estiver relativamente atualizado, pode ir para a Etapa 3 para começar a jornada de realmente criar um token.)
O que é um NFT?
NFT significa tokens não fungíveis (NFTs), que geralmente são criados usando o mesmo tipo de programação usado para criptomoedas . Em termos simples, esses ativos criptográficos são baseados na tecnologia blockchain . Eles não podem ser trocados ou negociados de forma equivalente como outros ativos criptográficos.
Como Bitcoin ou Ethereum. O termo NFT representa claramente que não pode ser substituído nem trocado porque possui propriedades únicas. A moeda física e a criptomoeda são fungíveis, o que significa que podem ser negociadas ou trocadas uma pela outra.
O que é um marketplace NFT?
Um marketplace NFT é uma plataforma digital para compra e venda de NFTs. Essas plataformas permitem que as pessoas armazenem e exibam seus NFTs, além de vendê-los a outras pessoas por criptomoeda ou dinheiro. Alguns mercados de NFT também permitem que os usuários cunhem seus NFTs na própria plataforma.
Em troca de uma taxa, o mercado NFT normalmente lida com a transferência de um NFT de uma parte para outra. Cada mercado NFT tem seu próprio sistema de operação. Os tipos de NFTs disponíveis, taxas, opções de pagamento, blockchains permitidos e outras regras dependerão de qual você usa.
Plataforma para Vender NFT
Existem dezenas de plataformas que permitem vender NFTs em uma ampla variedade de blockchains, por isso é quase impossível que um único guia cubra todas elas, muito menos diga qual é a certa para o seu projeto. Abordaremos dois dos mercados mais populares neste guia, mas saiba que existem alternativas se nenhuma dessas plataformas se encaixar no que você deseja fazer, como o AtomicHub, que usa o blockchain Wax, ou o Solsea baseado em Solana.
Também vale a pena notar neste ponto que nosso guia mostrará como fazer as coisas da maneira básica. Mesmo com os mercados de NFT, existem buracos de coelho profundos que você pode descobrir que não serão abordados neste guia coisas como vender um NFT cunhado com OpenSea em Rarible, gerar coleções programaticamente como Bored Apes e assim por diante). Apenas saiba que este não pretende ser um compêndio abrangente sobre a venda de NFTs ele está apenas levando você ao caminho.
Tanto o OpenSea quanto o Rarible permitem que você crie NFTs no Ethereum sem pagar nada, graças ao que eles chamam de sistemas “lazy minting”. A cunhagem permite criar um NFT e colocá-lo à venda sem que ele seja realmente gravado no blockchain, evitando assim quaisquer pagamento de taxas. Quando alguém realmente o compra, as taxas para gravar sua NFT no blockchain serão cobradas taxas para transferi-lo para o comprador. Isso ajuda a evitar a situação em que você paga de US$ 10 ou mais para cunhar um NFT que ninguém acaba comprando.
No OpenSea, para listar seu primeiro Ethereum NFT exigirá o pagamento de uma taxa de aproximadamente US$ 60. É uma taxa única e, depois de pagá-la, você poderá cunhar NFTs sem ter que pagar nada.
No Rarible, não ha taxas para listar. No entanto, tentar remover seu NFT da venda custará uma taxa em torno de US $6. Tanto a Rarible quanto a OpenSea receberão uma taxa de 2,5% de qualquer venda que você fizer, se você vender uma NFT por 0,025 ETH, na verdade receberá 0,024375 ETH.
Existem, no entanto, alternativas ao blockchain Ethereum. O Rarible permite que você venda NFTs usando o blockchain Flow (o mesmo usado pelo NBA Top Shot) se você se inscrever usando a carteira Blocto, e tanto ele quanto o OpenSea permitirão que você venda usando o blockchain Polygon. Ambas as opções têm taxas muito mais baixas do que aquelas que você paga pelo uso do blockchain Ethereum, se houver alguma taxa, então, pelo menos, falaremos sobre como usá-las.
No momento da redação deste artigo, optar por usar o Flow on Rarible limitará você de taxas, com tudo você não poderá vendê-los em um leilão. Além disso, quando você está usando blockchains não-Ethereum como Flow ou Polygon, as pessoas não podem usar Ethereum para comprar seus NFTs (pelo menos, não sem passar por etapas extras de indução de taxas). Embora ambas as plataformas permitam que os compradores adicionem fundos à carteira para concluir uma compra, ter que converter ou comprar outra criptomoeda para pegar seu NFT pode afastar alguns colecionadores.
Observação: embora o Polygon permita que você use o Ethereum, na verdade é a versão do Polygon do Ethereum. Você pode transferir diretamente o Ethereum de sua blockchain principal para o Polygon e transferir de volta, mas isso incorrerá em taxas de gás.
Carteira NFT
As carteiras são os aplicativos que você usa para armazenar suas criptomoedas, bem como quaisquer NFTs que você acaba cunhando ou comprando. A Coinbase tem uma explicação mais detalhada de como as carteiras funcionam e as diferentes opções disponíveis, mas se você está apenas começando, há realmente uma coisa principal com a qual você precisa se preocupar: usar uma carteira compatível com o blockchain que você ‘ esta usando.
A carteira do MetaMask é uma das carteiras amplamente suportadas por aplicativos baseados em Ethereum, como OpenSea, Foundation e outros, e pode ser usada como uma extensão do Chrome / Firefox ou como um aplicativo iOS / Android . A Coinbase também possui sua própria carteira que você pode usar como extensão ou aplicativo, e é suportada pela maioria das plataformas. Você pode querer considerar a carteira da Coinbase se estiver planejando entrar em criptomoedas de forma mais ampla, pois ela tem suporte para blockchains não baseados em Ethereum, como Bitcoin.
Os processos de configuração do MetaMask e Coinbase Wallet são semelhantes. Depois de instalar a extensão do navegador ou o aplicativo (o MetaMask pode ser baixado aqui, a Coinbase Wallet aqui), clique ou toque no botão “Criar nova carteira”. A Coinbase solicitará um nome de usuário e ambos solicitarão uma senha, que você deseja garantir que seja segura (de preferência gerando e salvando em um gerenciador de senhas).
Finalmente, tanto o MetaMask quanto o Coinbase fornecerão o que é conhecido como “seedphrase”, que são 12 palavras aleatórias. É muito importante não perder isso, pois permitirá que você recupere sua conta se, digamos, desinstalar o aplicativo ou precisar configurar sua carteira em um novo dispositivo. É uma boa ideia copiá-lo e armazená-lo em um local muito seguro, como um cofre físico ou gerenciador de senhas (ou ambos). O MetaMask solicitará que você repita a frase, enquanto a Coinbase Wallet perguntará se você deseja armazenar uma cópia criptografada na nuvem se você a configurar usando o aplicativo. Se você estiver configurando o Coinbase com a extensão ou optar por fazer backup manualmente em vez de salvá-lo na nuvem, será o mesmo processo do MetaMask, onde você terá que inserir novamente a frase manualmente.
Se você perder sua senha e / ou frase de segurança, ficará sem sorte com o MetaMask e o Coinbase Wallet – nenhuma empresa pode fazer nada para ajudá-lo. Isso significa que você perderá o acesso a qualquer criptomoeda ou NFTs armazenadas nessa carteira, bem como às contas que você configurou usando-a. Então, sério, mantenha sua senha e frase secreta seguras .
Finalmente, você terá acesso à sua carteira, que ainda não terá nada!
Conecte sua carteira NFT
Depois de configurar sua carteira, você desejará conectá-la ao mercado NFT que planeja usar. O OpenSea e o Rarible facilitam isso – clicar no botão Criar no canto superior esquerdo solicita que você conecte sua carteira. Você receberá uma lista de carteiras compatíveis e a escolha da sua solicitará que você passe pelo processo de conexão.
Se você tiver a extensão Metamask ou Coinbase instalada, verá um pop-up perguntando se deseja conectar sua carteira, o que pode ser feito com alguns cliques de botão. Se você estiver usando o aplicativo Coinbase Wallet, também poderá se conectar ao mercado usando o scanner de código QR (que você pode encontrar à direita do seu saldo na tela principal da carteira).
Uma palavra de cautela para o futuro: tenha cuidado se você vir uma solicitação para se conectar à sua carteira quando não espera, pois os golpistas podem estar tentando acessar seus fundos ou NFTs . Contanto que você esteja em um site confiável, geralmente você deve estar bem (pelo menos, desde que algo não esteja muito errado – certifique-se de verificar as transações para garantir que sejam kosher). Mas se um site desconhecido pedir para se conectar à sua carteira, você provavelmente deve pensar duas vezes antes de aceitar.
Como criar um NFT?
Depois de conectar sua carteira, você chegará à página que usa para criar uma NFT e se não chegar lá, pode chegar clicando no botão Criar que ambas as plataformas colocam no canto superior direito- canto.
Antes de começarmos a criar nossos NFTs, uma palavra sobre coleções – ambas as plataformas suportam coleções, que são basicamente o que parecem. Se você quiser criar uma série de NFTs, você pode usar uma coleção para fazer isso – no Rarible, você pode criar uma diretamente na tela de criação de NFT, à qual a NFT que você está criando será adicionada. No OpenSea, você terá que ir até sua foto de perfil no canto superior direito e depois ir para Minhas coleções > Criar uma coleção.
Não abordaremos as coleções neste guia, mas o OpenSea colocará automaticamente a NFT que você criar em uma coleção sem nome se você não especificar uma (você pode editar a coleção mais tarde ou mover a NFT para outra coleção), e o Rarible permite você vende um NFT como um Rarible Single sem uma coleção.
Como criar e listar um NFT no Opensea?
Após clicar no botão Criar, você será levado à página de criação de novo item. Para começar, clique na caixa com um ícone de imagem, que permitirá que você carregue o arquivo que você venderá como NFT (no entanto, certifique-se de observar o tamanho do arquivo e as limitações de tipo indicadas acima do seletor).
Depois de adicionar seu arquivo, dê a ele um nome ou título. Você também pode usar o campo Link externo para adicionar um URL apontando para, digamos, seu site ou conta do Twitter, e pode usar o campo Descrição para dar aos compradores em potencial uma ideia melhor do que é sua NFT.
Abaixo desses campos, você pode escolher uma coleção para sua NFT, se tiver configurado uma, bem como adicionar propriedades, níveis ou estatísticas que podem atuar basicamente como metadados. Se você está vendendo um NFT que poderia atuar como um personagem de videogame, por exemplo, é aqui que você colocaria suas informações. Se você estiver vendendo uma obra de arte, poderá usar o painel de propriedades para adicionar informações sobre ela, como a mídia, o ano etc. No entanto, todos esses campos são opcionais, portanto, muitas pessoas provavelmente poderão ignorar eles.
O OpenSea também permite adicionar texto que funciona como conteúdo desbloqueável, que o comprador/proprietário da NFT poderá ver. Você pode usar esse campo alternável para incluir algo como um link de convite para um Discord privado, um código para resgatar algo em um site externo ou até mesmo uma mensagem agradecendo a compra. Você também pode usar a alternância de conteúdo explícito e sensível se sua NFT for NSFW por natureza.
Após essas alternâncias e campos, está o menu suspenso que você usa para selecionar em qual blockchain você está cunhando seu NFT – a cadeia Ethereum ou a Polygon. Você pode ver a Etapa 3 para obter mais informações sobre os prós e contras de cada um, mas vamos usar o Polygon para nosso exemplo, pois atualmente ele não exige o pagamento de taxas . Se você estiver cunhando com o Polygon, também terá a opção de cunhar várias cópias do seu NFT.
Depois de escolher seu blockchain, você vai querer verificar tudo novamente. O OpenSea permite que você altere os metadados posteriormente, desde que não os coloque à venda, mas é uma boa prática garantir que tudo esteja em ordem antes de fazer qualquer coisa relacionada ao blockchain. E observe que você não poderá alterar em qual blockchain o NFT está após o fato.
Quando estiver pronto, você pode clicar no botão Criar. Dependendo das opções que você selecionou e do tipo de arquivo que você está vendendo como NFT, pode haver um pouco de espera enquanto as coisas são carregadas. Depois que terminar, você verá uma tela dizendo que seu NFT foi criado.
No entanto, sua NFT ainda não está à venda no OpenSea – para fazer isso, você terá que clicar fora da tela de parabéns para acessar a página da sua NFT (você também pode acessá-la clicando na sua foto de perfil, clicando na guia Criado e selecionando o NFT). Na página da NFT, haverá um botão Vender.
Com NFTs listados no Ethereum ou Polygon, você terá a opção de criar uma listagem por um preço fixo e, no Ethereum, também terá a opção de criar um leilão cronometrado. Para uma listagem de preço fixo, você simplesmente colocará o valor pelo qual deseja vender o item (listado no Ethereum, mas fornecerá um valor aproximado em dólares abaixo) e escolherá por quanto tempo deseja que a listagem esteja disponível por.
Como a NFT estará disponível para compra assim que você a listar, você também pode disponibilizá-la apenas para um comprador específico usando o menu suspenso “Mais opções”.
Para listar sua NFT à venda, clique no botão “Completar lista”. Você terá que confirmar ou assinar algumas transações com sua carteira, usando a extensão do navegador ou o aplicativo. No Polygon, as transações são gratuitas e você verá uma tela informando que seu item foi listado.
No Ethereum, você terá que fazer uma transação de aprovação única para “inicializar” sua carteira se for sua primeira NFT, que discutimos acima. Para fazer isso, você precisará ter o Ethereum em sua carteira. A compra de criptomoedas pode ser seu próprio explicador separado, mas aqui está um guia para você começar .
O dinheiro para esta transação está indo apenas para o gás, não para uma taxa para o OpenSea, então quanto custa depende inteiramente de quanto são as taxas de gás da Ethereum no momento. Em meus testes originais em dezembro de 2021, vi preços de cerca de US$ 240 a US$ 450, mas em junho de 2022 esses preços caíram para US$ 50 a US$ 60. Basicamente, tudo depende do preço do Ethereum e de quantas pessoas estão tentando realizar transações; portanto, se as taxas parecerem altas, você pode esperar até que o preço caia – você pode usar um site como o ETH Gas Station para monitorar os custos de transação, ou fique atento a um aviso de alta taxa no MetaMask.
Depois de aprovar e assinar todas as transações, sua NFT será listada para venda no OpenSea.
Como criar e listar um NFT no Rarible?
A primeira pergunta que Rarible fará é para qual blockchain você deseja cunhar seu NFT, oferecendo as opções de Ethereum, Flow, Tezos ou Polygon. Ao contrário do OpenSea, o site não cobre as taxas do Polygon, então você terá que pagar para cunhar ou vender um NFT se estiver usando esse blockchain. Para este exemplo, usaremos o Ethereum.
Depois de escolher uma blockchain, você terá que decidir se deseja criar uma NFT de edição única ou uma NFT de várias edições – em outras palavras, se deseja criar uma NFT única ou uma edição limitada mas pode ser comprado por várias pessoas. As telas em que você terminará são bastante semelhantes (embora você só possa usar o Ethereum se estiver criando uma edição múltipla e precisará especificar o número de cópias que deseja vender), mas para este exemplo, vamos escolher single.
Depois de escolher single no Rarible, você terminará na tela de criação do NFT. A primeira coisa a fazer é carregar o arquivo digital que você espera vender como NFT, usando o botão Escolher arquivo. Eventualmente, ele acabará no InterPlanetary File System, ou IPFS, que é uma maneira descentralizada de armazenar mídia, fazendo com que seu NFT não desapareça da Internet se uma empresa decidir parar de hospedá-lo.
Assim como o OpenSea, o Rarible pode solicitar uma imagem de visualização separada para certos tipos de mídia, como vídeos ou música – pense nisso como uma miniatura de vídeo ou arte do álbum, que será exibida sempre que sua NFT aparecer no site.
Em seguida, você vai querer definir suas opções de venda. Se você ainda não quiser vender sua NFT, pode desligar o botão “Colocar no mercado”, que está ativado por padrão. No entanto, se você quiser vender sua NFT, terá opções.
- “Preço fixo” é como criar uma listagem de loja – você define um preço para sua NFT e, se alguém quiser pagar esse preço, basta comprá-la.
- “Aberto para licitações” permite que as pessoas enviem ofertas para comprar sua NFT, que você pode aceitar ou rejeitar.
- “Leilão cronometrado” é um leilão — você pode definir um preço mínimo e escolher quando o leilão começará e quanto tempo durará.
Para este exemplo, listaremos nossa NFT por um preço fixo, que podemos inserir no campo. Você também pode escolher qual moeda deseja receber (as pessoas podem, no entanto, enviar ofertas em moedas diferentes). Ao definir seu preço, lembre-se de que a Rarible receberá 2,5% se sua NFT for vendida.
Depois de escolher seu método de venda e detalhes, você terá a opção de adicionar conteúdo desbloqueável, que será fornecido ao comprador. Isso pode ser algo como um link de convite para um Discord privado, um código para resgatar algo em um site externo ou até mesmo uma mensagem agradecendo a compra.
As próximas duas opções permitem que você escolha sua coleção (vamos usar Rarible Singles para nosso exemplo) e a opção Free Minting, que permite escolher se deseja usar o sistema de cunhagem preguiçoso da Rarible, que analisamos na Etapa 3 Se você desligá-lo e estiver usando o blockchain Ethereum, terá que pagar uma taxa de gás para cunhar seu NFT no final deste processo – quando eu estava testando, a taxa era de cerca de US$ 20.
Você então dá um nome à sua NFT – ou título – e uma descrição, se quiser. Por fim, você pode escolher a porcentagem de royalties. Isso mudará o quanto de cada venda subsequente retornará para você no futuro. Por exemplo, se alguém comprar sua NFT por 0,2 ETH e depois vendê-la por 1 ETH no futuro, você também receberá uma porcentagem dessa venda – por padrão, é 10% (portanto, 0,1 ETH em nosso exemplo).
A última opção são as Configurações Avançadas, que permitem adicionar propriedades ao seu NFT (que é totalmente opcional, mas pode ser útil se você estiver criando uma série de caracteres com propriedades diferentes) e texto de descrição alternativo, que ajudará a tornar seu NFT mais acessível.
Verifique se tudo está exatamente como você deseja, pois pode ser caro ou impossível mudar mais tarde. Então, quando tiver certeza de que seu NFT está pronto, clique no botão “Criar item”.
Fazer isso iniciará uma série de ações, durante as quais você terá que aprovar algumas transações com sua carteira. Se você estiver usando uma extensão do navegador, deverá receber um pop-up quando o Rarible solicitar sua assinatura (se não, você pode clicar no ícone da extensão em seu navegador e ele deve apresentar todas as solicitações). Se você estiver usando um aplicativo, convém abri-lo em seu telefone, onde você verá a solicitação.
Após aprovar algumas solicitações de carteira e um momento de espera, você receberá uma mensagem informando que sua NFT foi criada. Você pode clicar no botão “Visualizar NFT” para vê-lo e pode ver sua coleção acessando sua foto de perfil no canto superior direito e clicando em “Meu perfil”.
Por que o NFT não está na carteira?
Sua carteira lê as entradas do blockchain para descobrir o que ele deve exibir, e os NFTs preguiçosos não são realmente gravados no blockchain até que alguém os compre – portanto, eles não aparecerão em sua carteira imediatamente após criá-los.
Conclusão
Agora que você já sabe como ter um NFT listado para venda no Rarible, OpenSea ou ambos, pode vender seus NFTs e criar coleções. Com tudo, se você quiser que sua criação realmente venda, você provavelmente terá que encontrar uma maneira de barulho neste mercado, seja por meio de um marketing ou tornando sua arte absolutamente excepcional.