Se você quer criar seus próprios NFTs, a Binance Smart Chain (BSC) é um ótimo local para começar. Ela tem taxas baixas, transações rápidas e uma crescente comunidade NFT.
Existem muitas plataformas disponíveis, mas a Juggernaut e a BakerySwap são duas das mais baratas e fáceis de usar. Você só precisa preencher seus dados NFT, fazer upload da sua arte ou arquivo digital e pagar a taxa de emissão. Se quiser vender seu NFT, você também pode listá-lo em vários mercados de NFT da BSC.
Introdução
Se você não ouviu falar sobre o recente “hype” dos NFTs (tokens não fungíveis), você só pode estar morando embaixo de uma rocha. Celebridades, artistas digitais e usuários criativos estão se empenhando para colocar suas obras de arte na blockchain.
Desde pinturas e músicas até cartas colecionáveis da NBA. São muitas as possibilidades ao criar NFTs. É uma ótima ferramenta para provar a autenticidade e a propriedade de obras e outros trabalhos criativos.
Se você for muito talentoso (ou sortudo), também é possível ganhar um bom dinheiro. Imagine um NFT como um registro digital colecionável ou uma pintura totalmente única. Se houver demanda por seu NFT, os preços podem ser altíssimos. Você deve ter ouvido falar do artista Beeple, que vendeu um NFT chamado “Everydays: the First 5000 Days” por mais de US$ 69 milhões.
Além de Beeple, outros artistas estão vendendo suas NFTs em mercados blockchain. Os valor das maiores vendas fala por si só.
Antes de criar NFTs
Antes de começar a criar suas próprias NFTs, você precisará de três itens:
- Sua música, arte ou item colecionável
- Um pouco de criptomoedas para pagar a taxa de emissão
- Uma carteira de criptomoedas para armazenar suas cripto
Você também deve escolher a blockchain na qual irá criar seu token não fungível. Veremos mais detalhes sobre isso mais tarde.
O que é um NFT?
Talvez você esteja decidido a criar um NFT, mas você já sabe o que é exatamente um? Basicamente, é um tipo de criptomoeda que representa algo único, colecionável e que não pode ser replicado.
Uma simples analogia de um NFT é uma carta de Pokémon brilhante. Qualquer um pode imprimir uma e até mesmo torná-la quase idêntica à original. Mas não é a mesma coisa na mente de um colecionador.
O valor da carta de Pokémon brilhante está em sua singularidade e autenticidade. O mesmo se aplica a um NFT. É possível baixar um item colecionável ou uma imagem associada ao NFT, mas isso não representa a propriedade ou autenticidade.
Mesmo os NFTs de séries limitadas não são todos iguais. Você pode ter o número 01/100 da série e isso pode torná-lo mais valioso do que as outras unidades.
Para saber mais sobre as origens da nova mania de NFTs, recomendamos a leitura sobre CryptoKitties e CryptoPunks. Esses foram alguns dos primeiros projetos de colecionáveis digitais mais populares na rede Ethereum.
O que pode ser um NFT?
Uma grande questão a ser respondida é o que exatamente um NFT pode representar. São apenas itens digitais ou também podem ser artes do mundo real? Embora não seja tão comum, itens físicos colecionáveis também podem ser representados por NFTs. Nesses casos, a chave privada para uma carteira contendo o NFT é geralmente fornecida junto com a peça.
A Christie’s até leiloou a arte NFT física inspirada em blockchain, Block 21 (42.36433° N, -71.26189° E) (from Portraits of a Mind), com um NFT associado em uma carteira de hardware OpenDime.
Ainda assim, é muito mais comum que obras de arte digitais, músicas, gifs e vídeos tenham seu próprio NFT. Até mesmo os colecionáveis de videogame podem ser representados com NFTs e produtos financeiros de staking. Arte cripto e NFTs não estão limitados a apenas um formato. Ou seja, o céu é o limite quando se trata de criatividade para seu novo NFT.
Eu preciso de uma carteira específica para usar NFTs?
Tudo se resume à rede que você escolheu para criar seu token. Felizmente, hoje em dia, a maioria das carteiras tem suporte para a Ethereum e a Binance Smart Chain, então não deve fazer muita diferença. Essas são as duas blockchains mais utilizadas para NFTs.
O mais importante é verificar a qual rede blockchain seu token está integrado. Se for um token da Ethereum, você precisará de uma carteira compatível com a Ethereum. Se for na Tezos, você precisará de uma carteira compatível com a Tezos.
Para facilitar, recomendamos o uso da MetaMask ou da Trust Wallet. Essas duas carteiras cripto têm suporte para uma grande variedade de blockchains. No entanto, você deve sempre confirmar se sua carteira oferece suporte à blockchain em que seu token está.
Qual blockchain devo usar?
Existem algumas opções de blockchains disponíveis para a criação de um NFT. A rede Ethereum foi a primeira grande blockchain a oferecer tokens não fungíveis como os que conhecemos hoje. A lista de blockchains compatíveis com NFT agora inclui Binance Smart Chain, Polkadot, Tron, Tezos e muitos mais.
Atualmente, a maioria dos NFTs existentes estão na Ethereum ou na BSC. No entanto, as taxas de Gas da Ethereum tornaram os processos de criação e gerenciamento de NFTs muito caros. A Binance Smart Chain é uma alternativa muito mais barata e oferece transações mais rápidas. Existem muitos mercados e projetos de NFT, ou seja, você tem um grande público para encontrar possíveis compradores.
Qual plataforma posso usar para criar NFTs?
A escolha de uma plataforma para criar seu NFT é pessoal e depende da sua blockchain de preferência. A maioria dos protocolos da BSC criará seu NFT como um token BEP-721, portanto, eles serão tecnicamente iguais, independente da sua escolha.
Posteriormente, se quiser negociar seu token com facilidade, é melhor escolher uma plataforma que tenha um mercado com o qual você esteja familiarizado. Dessa forma, você não precisa transferir seu NFT para um local diferente depois de criá-lo.
Para facilitar o processo, recomendamos as plataformas BakerySwap, Juggerworld e Treasureland. Esses três projetos da BSC têm interfaces simples e baixas taxas para criação do seu NFT. A BakerySwap tem o maior mercado de NFTs. É uma boa escolha para quem deseja vender o NFT logo após a sua criação. O Juggernaut permite a definição de royalties sempre que um proprietário vender seu NFT e o Treasureland permite que você crie NFTs gratuitamente. Se você está pensando em usar a Ethereum, considere duas das opções mais populares, OpenSea ou Rarible.
É possível transferir um NFT de um mercado BSC para outro?
Você pode transferir facilmente seus NFTs entre diferentes mercados, desde que a nova plataforma tenha suporte para o seu tipo de token. A grande maioria dos mercados e corretoras da BSC tem suporte para tokens BEP-721 e BEP-1155. Esses são os tipos mais comuns de NFTs da BSC.
O que não é possível fazer é transferir seus NFTs diretamente para um mercado em outra blockchain. Por exemplo, o OpenSea não tem suporte nativo para NFTs da Binance Smart Chain. Embora exista a opção de wrapping dos tokens, recomendamos manter seus NFTs seguros em sua blockchain original.
Para transferir seu NFT para outra corretora, envie o item colecionável para sua carteira. Depois de armazená-lo com segurança, basta enviá-lo para o endereço de depósito da nova plataforma. Ao efetuar a transferência, sempre confira se o padrão do token NFT é compatível com a sua carteira ou qualquer outra plataforma que esteja utilizando.
Como criar um NFT na BakerySwap
Na BakerySwap, você pode criar um NFT em apenas 5 minutos. Certifique-se de ter um saldo em BNB para sua taxa de emissão (0,01 BNB no momento da escrita deste artigo) e uma carteira de criptomoedas para armazenar seus BNB.
Note que as taxas de emissão podem variar de acordo com o preço do BNB. Se você ainda não tem uma carteira, recomendamos a Trust Wallet para usuários de dispositivos móveis e a MetaMask para usuários de desktop/computador.
Na BakerySwap, você pode optar por criar:
- Imagens
- GIFs
- Vídeos
- Áudios
As etapas a seguir mostram como criar um NFT na BakerySwap.
1. Primeiro, acesse o Mercado NFT da BakerySwap e conecte sua carteira, no canto superior direito da tela.
2. Após conectar sua carteira, clique em [Mint Artworks] para iniciar o processo de criação do seu NFT.
3. Preencha os campos necessários com todas as informações do seu item colecionável.
4. Abaixo dos detalhes do seu NFT, clique em [+] para fazer o upload do seu arquivo. Você também pode ver a taxa de emissão atual, abaixo da declaração anti-plágio.
5. Após preencher corretamente as informações e concluir o upload da sua imagem, certifique-se de concordar com a declaração anti-plágio e então clique em [Mint].
6. Se estiver usando a MetaMask, será exibida uma janela solicitando que você confirme o pagamento da taxa de emissão.
7. Após o pagamento, você já poderá ver seu NFT na blockchain usando o BscScan. Agora você pode negociar e transferir seu NFT como quiser.
Como criar um NFT no Juggerworld
Juggerworld é um mercado de NFT do projeto da BSC, Juggernaut. Além de oferecer uma plataforma para NFTs, o Juggernaut tem um AMM chamado JuggerSWAP e o mecanismo de sorteio JuggerDRAW. Ao criar seu próprio NFT, você tem a opção de fazer um único token (BEP-721) ou uma série de tokens (BEP-1155).
Como na plataforma da BakerySwap, você tem a opção de criar NFTs de GIFs, imagens, áudios ou vídeos. O Juggerworld também permite a escolha do valor de royalties que o criador do NFT recebe quando o atual proprietário do NFT efetua a sua venda.
1. Acesse o Mercado NFT do Juggerworld e conecte sua carteira de criptomoedas. Então clique no botão [Create].
2. Você tem a opção de emitir apenas um NFT ou múltiplas unidades da sua criação.
3. Preencha os detalhes do seu NFT e selecione [Create Now]. Dependendo da carteira, será exibida uma nova janela (pop-up) solicitando o pagamento da taxa de Gas.
Como criar um NFT na Treasureland
A plataforma Treasureland é um mercado NFT que faz parte do projeto da BSC, Dego Finance, um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) e ecossistema NFT. A emissão de NFTs na Treasureland é gratuita para o criador, já que quem paga as taxas são os compradores de NFT.
Atualmente, a Treasureland permite que os usuários criem NFTs de imagens e GIFs. É possível escolher entre um NFT único ou de série e definir os royalties do criador.
1. Para começar, acesse a seção Treasureland Create e conecte sua carteira de criptomoedas.
2. Você será redirecionado para a página de criação do NFT, onde deve preencher todos os detalhes do NFT e fazer o upload de sua imagem ou gif.
3. Note que a Treasureland definiu o valor de royalties em 10% antes de criar seu NFT.
4. Agora seu NFT está pronto e disponível para venda. Se quiser transferi-lo, deverá pagar a taxa de emissão.
Como envio meu NFT para outra pessoa?
Depois de comprar ou criar seu próprio NFT, você pode enviá-lo para outra pessoa, diretamente da sua carteira. Caso sua carteira tenha uma seção NFT, você pode selecionar qualquer um de seus NFTs e clicar na opção para enviá-lo (a Trust Wallet e a MetaMask oferecem este recurso).
Lembre-se, o destinatário do seu NFT deve fornecer o endereço de depósito correto, de acordo com o seu tipo de token. Se você tiver um NFT ERC-721 na rede Ethereum, o destinatário deve fornecer o endereço de depósito Ethereum ERC-721 de sua carteira.
Posso compartilhar a propriedade do NFT e o valor da venda com outras pessoas?
No momento, processos de parceria podem ser um pouco complicados para os NFTs. Os tipos mais comuns de NFT (ERC721, ERC1155, BEP721, BEP1155) só permitem a existência de um único proprietário.
No entanto, alguns projetos têm planos para permitir a divisão do valor da primeira venda entre várias carteiras. Esse recurso não está embutido no código do token. Depende da corretora ou mercado que você está usando. Recomendamos que você consulte a corretora sobre a possibilidade de dividir o valor de venda do NFT.
Considerações finais
O ecossistema de tokens não fungíveis está crescendo rapidamente e está cada vez mais acessível e prático. Para qualquer pessoa interessada em criar seus próprios NFTs, o processo é bastante simples. Para criar, comprar ou vender NFTs, existe um projeto disponível para você. Feliz criação de NFTs!