Você está procurando entrar no mercado de NFT ? Há duas maneiras de fazer isso – criando NFT ou escolhendo comprar alguns de seus tokens favoritos para você mesmo . Para fazer o último, porém, você precisará aprender como comprar tokens NFT , em primeiro lugar!
Embora o processo possa parecer autoexplicativo , as coisas podem se complicar muito rapidamente . Isso é especialmente verdadeiro se você for completamente novo no mercado , tanto quando se trata de NFTs, quanto de criptomoedas em geral.
Neste artigo, vamos manter as coisas lentas. Em outras palavras, assumirei que você não sabe absolutamente nada sobre o mundo da tecnologia de criptografia ou blockchain , como um todo, mas o aumento dos NFTs na cultura popular chamou sua atenção e agora, você quer fazer parte disso.
Como comprar NFTs: o básico
Agora, se fôssemos supor que você é completamente novo no tópico de NFTs e criptomoedas, em geral, existem alguns pontos que precisamos esclarecer antes de entrarmos no tutorial em si.
Neste artigo, você vai encontrar-me mencionar uma variedade de diferentes termos – cryptocurrencies , emaranhados neurofibrilares , carteiras de criptografia , marketplaces NFT , e assim por diante. Vou explicar cada um ao longo do caminho, mas é uma boa ideia ter algum tipo de referência para começar a aprender como comprar NFTs, certo?
Então, o que NFTs e criptomoedas têm em comum – são a mesma coisa? Não , não exatamente . Uma criptomoeda é uma moeda digital – ao contrário de dinheiro fiduciário , como USD ou EUR, no entanto, as criptomoedas existem em seus blockchains ( no reino digital, por assim dizer ) e não podem ser “ tocadas ”, no sentido físico.
Um NFT, por outro lado, é um “ token não fungível ”. O que esse termo significa é que não há substituição para o token em questão – nenhum outro igual a ele . Com USD, $ 1 sempre será igual a $ 1, e você pode trocar duas notas na loja – não faria diferença .
O mesmo se aplica à maioria das criptomoedas também. Se você enviar 1 BTC para seu amigo e eles lhe enviarem 1 BTC de volta, existe uma diferença real? Não, de forma alguma – você ainda tem 1 BTC . Antes de sair e comprar NFTs, entretanto, você deve entender que esses tokens específicos são únicos – um NFT não pode ser “ substituído ” por algum tipo de equivalente, já que não existe nenhum.
Isso é o que cria escassez e, de certa forma, alimenta o hype por trás do mercado. Também é parte do motivo pelo qual as pessoas estão repentinamente pensando em como comprar criptografia NFT.
Como encontrar o NFT certo para comprar?
Agora que você esclareceu alguns dos fundamentos e os deixou de lado, a próxima pergunta parece bastante simples – antes de comprar NFTs, como saber quais deles você realmente deveria estar olhando?
É certo que existem dois grupos de pessoas a esse respeito – aqueles que já escolheram seus NFTs e outros que ainda não têm certeza do que desejam comprar , mas sabem que desejam participar do mercado de qualquer maneira.
Se você pertence ao primeiro grupo de indivíduos, a resposta à pergunta provavelmente é bastante aparente . No entanto, não importa qual seja sua postura a esse respeito, uma coisa é certa – depende!
Você planeja construir algum tipo de coleção NFT ? Você está olhando apenas para os principais tokens NFT ? Talvez você queira comprar NFTs com a esperança de que seu preço suba no futuro ? Ou talvez você esteja realmente olhando para tokens baseados em utilitários , como ingressos para shows ou álbuns de música com conteúdo desbloqueável?
Dependendo de suas respostas a todas essas perguntas, o melhor NFT para você também irá variar. Claro, você sempre pode dar uma olhada nos principais tokens NFT e escolher um que pareça melhor para você, mas se você já sabe o que quer, melhor ainda!
Como comprar NFTs: um processo de 7 etapas
Conforme mencionado no início deste artigo, aprender como comprar NFTs pode ser um pouco mais complicado do que parece à primeira vista. Dito isso, com as ferramentas certas à sua disposição, isso é algo que não será um problema.
Falaremos sobre essas ferramentas no devido tempo, garanto-lhe. No entanto, vamos pegar as coisas do início e começar na etapa um – comprar algumas criptomoedas para que você possa realmente comprar NFTs para si mesmo!
Etapa 1: Compra de éter
Sim , Ether – essa é exatamente a criptomoeda de que você precisará para comprar tokens criptográficos NFT.
A maioria absoluta dos mercados NFT lá fora só aceita pagamentos em Ether. Existem alguns que também aceitam moedas fiduciárias e métodos de pagamento mais padrão (por exemplo, PayPal ), no entanto, isso ainda é uma ocorrência rara.
Por que isso acontece? Bem, a maioria dos NFTs que existem no mercado também são baseados em ETH . Especificamente, eles são tokens ERC-721 e ERC-1155 – aqueles que são únicos e não têm outro equivalente no blockchain.
Seguindo essa lógica, a maioria dos mercados NFT também são baseados no blockchain Ethereum . A combinação dessas duas circunstâncias resulta em você só ser capaz de comprar a maioria dos NFTs com Ether.
Agora, se você quiser comprar algumas moedas Ether, isso pode ser feito com dinheiro fiduciário e por meio de seus métodos preferidos de escolha – na maioria das vezes, incluem cartões de crédito ou débito, transferências eletrônicas e assim por diante. Suas melhores apostas são Coinbase ou Binance.
Ambas as plataformas são trocas de criptomoedas . Ao mesmo tempo, são ambas as bolsas líderes da indústria – se você valoriza a segurança e a experiência do usuário e não deseja entrar muito nas partes técnicas da criptografia de negociação, ambas as plataformas devem ser ideais para você ( com sendo a Binance a alternativa mais complexa ).
Tudo o que você precisa fazer é visitar a plataforma de troca de sua escolha, registrar-se, passar nos cheques de verificação KYC , adicionar um método de pagamento e pronto – você está um passo mais perto de poder comprar NFTs!
Não importa qual bolsa você escolha, todas as melhores terão rotinas de compra de criptografia muito simples . Em outras palavras, comprar algum Ether deve ser bastante simples e rápido – depois de fazer isso, ele estará localizado em sua carteira de câmbio. O próximo passo lógico é retirá-lo dessa troca e colocar suas moedas Ether recém-adquiridas em uma carteira separada e segura.
Etapa 2: Transferência do éter para uma carteira confiável
As carteiras de criptomoedas funcionam exatamente da mesma maneira que sua carteira física – elas são usadas para armazenar criptomoedas que você pode adquirir . No entanto, uma coisa que as carteiras criptográficas têm sobre as físicas é a segurança – as carteiras mais bem cotadas da indústria vão possuir algumas medidas e recursos de segurança verdadeiramente avançados .
Então, como você escolherá a carteira certa para você? Afinal, você realmente quer pensar muito, visto que tudo o que você se propôs a fazer é comprar NFTs?
Sim , você precisa . Para começar, você pode usar aquela carteira de criptomoedas por muitos anos – se não, onde você vai guardar seus NFTs ?!
Em seguida, uma carteira segura e confiável o ajudará a manter a tranquilidade em relação aos tokens não fungíveis que você comprar. Você não precisa se preocupar se alguém conseguirá invadir sua carteira em questão de minutos e roubar sua arte ou cartões colecionáveis!
Dito isso, se você planeja comprar NFTs – especialmente os principais tokens NFT -, é altamente recomendável que você invista em uma carteira de hardware . Aqui, o Ledger Nano X está muito acima de seus concorrentes.
A Ledger é provavelmente a empresa de carteiras criptográficas de hardware mais conhecida do mundo . Sua carteira mais avançada – a Nano X – é tudo o que você precisa em um produto confiável e de última geração. Embora sua interface de usuário não suporte NFTs ( mais sobre isso mais adiante neste artigo ), assim que você realmente comprar o token, poderá armazená-lo com segurança na carteira .
Naturalmente, você também pode explorar outras alternativas de carteira criptografada . Isso inclui as chamadas carteiras quentes , que geralmente são de uso gratuito ( ao contrário das de hardware, como o Ledger Nano X ), mas vêm com suas próprias peculiaridades e problemas .
Veja desta forma – se você pensa em comprar NFTs que são valiosos e planeja “ permanecer no jogo ” por um longo tempo, então investir em uma carteira de hardware é uma obrigação . Se você está apenas explorando, no entanto, e ainda não tem certeza de como comprar tokens NFT, em primeiro lugar, uma carteira de software pode ” cortá-la “, para começar.
Evidentemente, você ainda precisará usar uma carteira ativa específica para poder observar seus NFTs no blockchain. Discutiremos como isso funciona nos próximos capítulos.
Etapa 3. Transfira o seu éter
Esta etapa é bastante autoexplicativa . Para comprar NFTs em um mercado específico, você precisará transferir o Ether que comprou de sua conta de câmbio para sua nova carteira .
Esse processo é exatamente o mesmo que você faria em qualquer outra circunstância, como enviar moedas criptográficas para a carteira de um amigo ou pagar por algum tipo de produto ou serviço. Sendo esse o caso, no entanto, ainda não deve ser abordado de forma indiferente .
Não importa se você já fez isso milhares de vezes antes, ou se esta é a primeira vez que envia criptografia, certifique-se de não ser complacente e de levar as coisas devagar . Verifique os endereços da carteira três ou quatro vezes, certifique-se de que sua transação esteja passando por todos os canais apropriados e seja paciente – é muito mais fácil perder suas moedas do que pode parecer!
Assim que a transação for concluída e você puder ver seu Ether na interface de sua carteira real , é hora de passar para a próxima etapa e visitar um dos mercados NFT mais populares.
Etapa 4: visite e explore o OpenSea (ou qualquer outro mercado NFT)
Então, você tem tudo feito e organizado do seu lado – agora, o próximo passo lógico é encontrar o melhor lugar para comprar NFTs, certo?
Bem, sim – é aqui que entram os mercados.
Embora você possa definitivamente comprar seus NFTs selecionados de outros indivíduos no blockchain, na maioria das vezes, você vai querer olhar para um mercado confiável . Isso ocorre porque esses mercados agem como agregadores – neles, você pode encontrar uma grande variedade de tokens diferentes, sejam obras de arte, itens colecionáveis, cartões colecionáveis, itens no jogo, NFTs utilitários ou outros.
Para sermos consistentes, usaremos o exemplo do OpenSea – o mercado NFT mais conhecido e respeitado da Internet.
No OpenSea, você poderá encontrar uma grande seleção de diferentes NFTs, variando em tipo, preço e casos de uso gerais também. Não importa se você é novo no mercado e deseja comprar NFTs pela primeira vez, ou se você já é um veterano , o OpenSea deve ser um lugar incrível para começar a explorar o mundo dos tokens não fungíveis.
Etapa 5: Encontre o NFT certo para você
No início deste artigo, falamos sobre o processo de localização dos tokens não fungíveis corretos para você . Bem, se você ainda não colocou os olhos em um, agora é a hora de fazê-lo!
Lembre-se – não há pressa . Defina uma faixa de preço dedicada, escolha o tipo de NFT que você gostaria de possuir e insira alguns outros detalhes na interface do OpenSea – detalhes que o ajudarão a restringir o conjunto de opções.
Verdade seja dita, o OpenSea é uma grande ajuda nesse sentido . Com mais de 19,5 milhões de NFTs diferentes , a plataforma oferece uma gama incrível de opções para você explorar . Isso é verdade mesmo se você já escolheu alguns tokens não fungíveis para você também – talvez você encontre algumas alternativas ou itens colecionáveis adicionais que gostaria de ter?
Depois de escolher o NFT certo para você, certifique-se de verificar se ele possui algum conteúdo desbloqueável , quão limitado é e todos os recursos adicionais que o envolvem também. Se você já se decidiu, é hora de realmente realizar a compra!
Etapa 6. Compre o NFT
Ao entrar na página de destino do NFT de sua escolha, você verá algumas opções diferentes . Alguns NFTs terão a opção de compra no local , enquanto outros podem exigir que você entre em um leilão com antecedência – para o propósito deste artigo, vamos supor que você vai comprar NFTs que podem ser comprados instantaneamente.
No canto superior direito da página do OpenSea, você verá um ícone de carteira . Pressione-o e uma lista de carteiras criptografadas suportadas aparecerá.
Como você pode notar, Ledger Nano X não está na lista de opções . É aqui que as coisas podem ficar um pouco confusas , então tentarei mantê-lo o mais claro e simples possível.
Você pode armazenar seus NFTs no Ledger Nano X. Dito isso, eles não aparecerão na interface de usuário do Ledger Live – o Ledger simplesmente não oferece essa funcionalidade. O que você teria que fazer em vez disso é conectar sua carteira Ledger para outro , separar carteira quente – MetaMask .
MetaMask está entre as carteiras de software mais populares do mercado. Conectando seu Ledger a ele, você será capaz de observar suas criptomoedas dentro de sua UI , enquanto ainda mantém o lado de segurança do Ledger Nano X ativo. Essa também é a razão pela qual, depois de comprar NFTs, você ainda quer ter a carteira Ledger, em primeiro lugar – segurança avançada .
Para simplificar, o que você precisa ter ao comprar NFTs são duas carteiras diferentes – MetaMask e a Ledger Nano X. Esta última pode ser evitada, com certeza, mas é a opção mais confiável e segura do mercado e, portanto, é altamente recomendado, no entanto.
Assim, uma vez que você tenha suas carteiras classificadas, você pode conectar sua MetaMask ao mercado OpenSea. Este processo é simples e rápido, e um assistente integrado irá guiá-lo passo a passo.
Observe que você não conseguirá ver o Ledger conectado à sua MetaMask no site da OpenSea. Para se certificar de que este é o caso, em vez disso, você deve ir ao painel de controle da sua carteira MetaMask , e lá, esta informação deve ser exibida.
A Ledger também tem um tutorial em seu site sobre como conectar as duas carteiras em questão. Você pode conferir aqui .
Depois de conectar sua carteira, você pode simplesmente ir para a página de token de sua preferência e comprar o NFT – é tão simples quanto isso! Mais uma vez, o OpenSea torna o processo simples e rápido.
Etapa 7: Aproveite seu novo NFT!
Depois que todas as taxas forem pagas e a transação passar no blockchain, é isso – agora você é um orgulhoso proprietário de um token não fungível ! Ele aparecerá na sua carteira MetaMask e, a partir daí, você poderá negociá-lo com outras pessoas, ou simplesmente desfrutar do fato de que agora você sabe como comprar NFTs em geral.
Não importa se você optou por comprar os principais tokens NFT , ou alguns dos menos conhecidos , tenha em mente que lidar com NFTs pode ser realmente viciante – uma vez que você compra um, torna-se difícil não começar a olhar para eles outras opções!
Isso é ainda mais verdadeiro pelo fato de quantas peças de arte maravilhosas existem no mercado. E eu uso o termo vagamente – sejam cartas, itens colecionáveis ou arte 3D, você encontrará trabalhos incríveis em todas as categorias.
Agora que você sabe como comprar tokens NFT e possuir um ( ou mais! ) Você mesmo, pode fazer o que quiser com ele. Você pode construir uma coleção de seu próprio , manter o token para fins de investimento , ou trocá-lo com os amigos , também.
Observe que alguns NFTs também fazem parte de jogos diferentes – eles vêm na forma de itens do jogo. Esses tokens servem a um propósito utilitário real, uma vez que você pode usá-los não apenas para fins relacionados ao show .
Obviamente, os NFTs de utilidade não terminam apenas na linha de itens do jogo. Embora ainda não sejam muito populares, eles geralmente podem ser usados para uma ampla variedade de propósitos, dependendo do NFT real de sua escolha.
Uma rápida recapitulação
Até este ponto do artigo, discutimos uma ampla variedade de pontos diferentes que giram em torno de sua preparação para comprar NFTs. Conforme mencionado na parte introdutória do texto, fiz um esforço consciente para levar as coisas de longe , e não entrar nos detalhes técnicos desde o início.
Com uma grande quantidade de informações para processar, no entanto, algumas coisas podem se perder nas entrelinhas. Para evitar uma situação como essa, vamos recapitular rapidamente os principais pontos que discutimos neste artigo.
Para começar, seus principais objetivos são encontrar uma bolsa confiável de criptomoedas e uma carteira segura para guardar suas moedas. Para o primeiro, eu recomendaria o Coinbase ou o Binance , e para o último, a carteira de hardware Ledger Nano X é o líder indiscutível.
Evidentemente, você pode usar outras bolsas e carteiras, com certeza, mas as mencionadas acima serão suas melhores opções.
Assim que tiver resolvido as questões de troca e carteira, você deve ir para um mercado NFT de sua escolha e começar a explorar os diferentes tipos de tokens disponíveis para compra. Aqui, o OpenSea provavelmente será seu melhor amigo – atualmente é o mercado NFT mais popular da Internet!
Depois de encontrar o NFT perfeito para você, tudo o que resta a fazer é conectar sua carteira , fazer a compra e esperar que a transação fracasse – é isso! Depois de algum tempo, quando tudo estiver confirmado e resolvido no blockchain , você se tornará um proprietário legítimo de um token não fungível .
Verdade seja dita, o processo de compra em si não é tão difícil . Obviamente, é diferente se você for completamente novo no espaço – então, existem alguns pontos que podem ser um pouco confusos , com certeza. No entanto, depois de algumas compras, você poderá fazer isso sem nenhum tipo de guia sobre como comprar tokens NFT.
Uma coisa a ter em mente, porém, é que você deve sempre prestar muita atenção às suas transações e certificar-se de que está usando todas as “ melhores práticas ”. Ou seja, você deve verificar seus endereços, certificar-se de que está enviando moedas para a carteira certa e não visitar alguns sites obscuros que podem resultar em um keylogger em seu computador.
Conclusões
Se você já acompanha o mercado de NFT há algum tempo, deve ter percebido que ele é definitivamente difícil de compreender e, principalmente, de prever. Quando a campanha publicitária inicial diminuiu em cerca de meio ano, muitas pessoas pensaram que era o fim e que os NFTs não voltariam tão fortes quanto antes.
Bem … Como a história mostra, o hype voltou com energia renovada – o boom do NFT é ainda mais notável agora do que antes!
Naturalmente, com o aumento da popularidade, mais e mais pessoas estão procurando maneiras de comprar NFTs. Por ser tão moderno e revolucionário como está, isso também não deveria ser uma surpresa! Como você deve ter percebido em meu guia, não é um processo tão difícil quanto pode parecer quando você está apenas começando – depois de uma ou duas vezes, você deve ter tudo para baixo e descoberto!
Os principais pontos que precisam ser mantidos em mente têm a ver com carteiras de criptomoedas e mercados NFT que valem a pena conferir. A combinação de Ledger Nano X e MetaMask fornecerá segurança e experiência de usuário ideais, enquanto o OpenSea abrirá um mar de NFTs para você explorar