A mudança é a única constante no mundo dos negócios. No entanto, um tópico que continua a dominar as manchetes é o blockchain. A tecnologia Blockchain foi elogiada por sua capacidade de agilizar as operações e reduzir custos, ao mesmo tempo que fornece transparência e segurança em um ambiente de negócios.
Um aspecto frequentemente esquecido dessa tecnologia inovadora é como ela pode ajudar a moldar o futuro de nosso planeta também. Na verdade, existem muitas maneiras pelas quais a tecnologia blockchain pode ser usada para resolver problemas ambientais em escala global.
Como o Blockchain pode ajudar a salvar o meio ambiente
O meio ambiente está enfrentando uma série de desafios sérios. Da poluição do ar às mudanças climáticas, o planeta está sendo afetado de muitas maneiras negativas que estão causando um impacto em nossa saúde e no futuro de nosso planeta.
Em todo o mundo, as pessoas estão se tornando mais conscientes dessas questões. Cada vez mais pessoas estão trabalhando para encontrar soluções para cada um desses problemas, mas há uma área onde a tecnologia blockchain pode fazer uma grande diferença: o ambiente.
Por um lado, o blockchain pode ser usado para doar a instituições de caridade ambiental de maneiras novas e criativas. Por exemplo, Next Earth é uma réplica virtual do Earth no BSC, em que os usuários podem comprar ladrilhos NFT da Estátua da Liberdade à Casa Branca e fazendas. 10% do valor dessas compras vai para causas ambientais. Na primeira oferta inicial de telhas do mundo, a Next Earth arrecadou mais de US $ 1,3 milhão, o que significa que mais de US $ 130.000 foram doados para instituições de caridade como Amazon Watch e The Ocean Cleanup .
Isso significa que se você se tornar um proprietário de terras no metaverso na Next Earth e comprar US $ 100 em imóveis virtuais, US $ 10 irão para causas ambientais
Combate a Mudança Climática
O Blockchain também tem o potencial de ajudar a combater as mudanças climáticas, além de doar estritamente para instituições de caridade.
Por exemplo, a Blockchain Coalition lançou um token de crédito de carbono negociável que poderia permitir uma participação mais ampla nos mercados de carbono e dar aos investidores exposição a novas classes de ativos. Este tipo de inovação pode reduzir as emissões de CO2 em todos os setores e melhorar a qualidade do ar em cidades onde os níveis de poluição são particularmente altos.
Os benefícios de usar o blockchain para proteger o meio ambiente vão além de apenas ajudar as pessoas a se sentirem bem em contribuir com seu dinheiro para uma causa nobre. O Blockchain também pode ajudar a salvar o planeta, tornando mais fácil para as empresas rastrearem seu impacto no meio ambiente. A progressão natural de retribuir para proteger a natureza é encontrar maneiras de rastrear seu impacto para fazer mudanças onde elas são mais importantes: dentro de sua organização e do setor.
Incentivando a Reciclagem e Reduzindo o Desperdício
Além disso, o blockchain tem sido usado para incentivar e rastrear a reciclagem, com startups como o Plastic Bank. O Plastic Bank usa blockchain para garantir transparência na reciclagem, rastreando e monetizando a coleta de um surpreendente 1 bilhão de garrafas de plástico.
O plástico é uma grande preocupação ambiental, e usar o blockchain para rastrear e incentivar a reciclagem pode ajudar muito a reduzir esse problema.
Além de melhorar o meio ambiente, o blockchain também pode ajudar a reduzir o desperdício. Com os métodos atuais de envio de alimentos, por exemplo, quase metade dos alimentos produzidos nos Estados Unidos nunca são consumidos. Isso significa que, para atender à demanda global por alimentos, teríamos que aumentar drasticamente a produção. Isso não apenas exigiria mais terras e recursos naturais, mas também significaria um aumento na poluição das embalagens.
Blockchain tem o potencial de reduzir o desperdício de alimentos, otimizando o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Na verdade, a IBM relata que as ferramentas da cadeia de suprimentos baseadas em blockchain podem reduzir a perda e o desperdício de alimentos em até US $ 120 bilhões anualmente.
Em última análise, embora o blockchain tenha alguns de seus próprios problemas para resolver, principalmente no que diz respeito à eficiência dos mecanismos de consenso, eles estão sendo enfrentados com entusiasmo. Nesse ínterim, as tecnologias baseadas em blockchain estão sendo usadas de várias maneiras para moldar o futuro da Terra, desde contribuições de caridade baseadas em NFT para rastrear resíduos de plástico ou até mesmo otimizar cadeias de suprimento de alimentos.