Centrado nos colecionáveis digitais NFT, espera-se que o Metaverso se torne uma realidade. Eles abrem novos caminhos em setores como artes, mídia, jogos e entretenimento, levando-os a novos patamares, e esses são apenas os casos de uso explorados de NFTs. Os especialistas acreditam que pode haver centenas de oportunidades inexploradas com NFTs em todos os setores que podem mudar o funcionamento de nosso mundo.
No entanto, embora os NFTs possam ser o futuro, eles também estão causando um impacto adverso no meio ambiente do nosso planeta em seu estado atual.
O possível impacto ambiental dos NFTs
O impacto da mineração de Bitcoins em nosso meio ambiente tem sido amplamente discutido em todo o mundo. Sua pegada de carbono foi estudada, analisada e até alternativas sustentáveis surgiram nos últimos dois anos. Durante toda essa provação, um tópico que foi convenientemente varrido para debaixo do tapete é o impacto que a cunhagem de NFT tem sobre o meio ambiente.
NFTs ou tokens não fungíveis são colecionáveis raros que representam qualquer coisa, desde arte e música a memes e vídeos on-line. Isso significa que, assim como as criptomoedas, os NFTs também precisam ser registrados, vendidos e negociados no blockchain, exigindo poderes computacionais de próximo nível.
A maioria dos mercados NFT populares, sejam OpenSea, SuperRare ou Makers Place, são construídos no blockchain Ethereum.
Assim como o Bitcoin, o Ethereum usa o algoritmo de consenso de prova de trabalho (PoW) para validar transações (tendo em mente a transição em andamento para a prova de aposta de ETH 2.0).
Esse processo requer computadores especializados, chamados de plataformas de mineração, para validar e aprovar transações, e eles não apenas geram calor excessivo, mas também exigem enormes necessidades de energia.
Considerando o fato de que a produção e as vendas de NFT cresceram exponencialmente no último ano, e até que o Ethereum transite para o PoS, seu impacto ambiental pode ser enorme.
Serenade: NFTs ecológicos
Nem é preciso dizer que os NFTs trazem enormes benefícios para os artistas e, se começarem a retroceder, podem perder uma oportunidade que tem potencial para impulsionar seu sucesso. É por isso que a Serenade, startup de tecnologia musical com sede na Austrália, apresentou uma plataforma que cria NFTs ecologicamente corretos que criam apenas uma fração da pegada de carbono em comparação com Ethereum.
Para alcançar essa visão ambiciosa, a Serenade abandonou o protocolo de consenso PoW em favor da prova de aposta (PoS). Ao contrário do PoW, o PoS não requer mineiros ou computadores poderosos. Um conjunto de validadores põe seus tokens para validar transações na rede, o que torna as transações mais rápidas, baratas e, mais importante, amigáveis ao meio ambiente.
De acordo com a equipe, com o PoS, o Serenade pode cunhar usando 1/10 da energia necessária para um tweet e cria apenas 1/44000 da pegada de carbono de NFTs regulares. Isso abre um caminho para que os artistas capitalizem o movimento NFT e aumentem seus negócios sem a culpa da pegada de carbono.
O Serenade permite que músicos e artistas criem coleções digitais exclusivas de seus álbuns de música, vídeos, performances ao vivo, documentários e obras de arte que podem ser vendidos como NFTs para seus fãs. Esses NFTs permitem que os fãs apoiem seus criadores favoritos e tenham partes exclusivas de seu conteúdo.
Conforme afirmado pela equipe, o projeto já fez parceria com músicos de ponta em todo o mundo com mais parcerias em breve. Com esses NFTs ecológicos e grandes parcerias, o Serenade está pronto para levar a indústria do entretenimento ao próximo nível de sucesso.
Construindo um Mundo Descentralizado Sustentável
O aquecimento global e as mudanças climáticas são provavelmente as maiores ameaças que a humanidade enfrenta hoje. Em uma época como essa, a tecnologia blockchain emergente e seus subprodutos parecem ter apenas adicionado carga ao ambiente. É por isso que há uma necessidade urgente de projetos como o Serenade, que podem reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, garantir que os produtos inovadores do blockchain não sejam prejudicados.