A exchange de criptomoedas CommEX anunciou em um comunicado, em 25 de março, seus planos para que seja encerrado completamente seu site no dia 10 de maio. A CommEX atualmente é proprietária das antigas operações russas da exchange Binance.
Em seu comunicado oficial, a plataforma CommEX informou sobre sua decisão de iniciar a suspensão de alguns serviços a partir de hoje, 25 de março de 2024.
“Lamentamos informar aos usuários de nossa plataforma que devido a ajustes no planejamento estratégico, a plataforma CommEX decidiu iniciar a suspensão de alguns serviços a partir de 25 de março de 2024, e encerrará completamente o site oficial em 10 de maio de 2024. As providências específicas são as seguintes: 1 A partir de 25 de março de 2024, às 10h UTC+0 , a CommEX interromperá o registro de novos usuários e a transferência de ativos da Binance, ao mesmo tempo que descontinuará os serviços de depósito fiduciário e de criptomoeda”, escreveu.
A plataforma concedeu um cronograma para alertar os usuários destacando: A partir de 28 de março de 2024, às 10h UTC+0, a CommEX cessará a abertura de posições para Simple Futures & Futures Trading. Os usuários só poderão fechar posições e não poderão abrir novas; A partir de 2 de abril de 2024, às 10h UTC+0 , os serviços P2P proibirão os comerciantes de criar novos anúncios e os usuários não poderão criar novos pedidos; A partir de 5 de abril de 2024, às 10h UTC+0 , o sistema fechará automaticamente os pedidos P2P e serviços de publicidade existentes.
Ainda de acordo com a exchange, a partir de 18 de abril de 2024, às 10h UTC+0, todos os pares de negociação para Futuros Simples e Negociação de Futuros serão removidos da lista para liquidação. Os usuários são aconselhados a fechar todas as posições não fechadas antes de fecharem a lista para evitar liquidações automáticas pelo sistema; A partir de 23 de abril de 2024, às 10h UTC+0, o mercado à vista será fechado e os usuários não poderão fazer pedidos. O sistema cancelará automaticamente todos os pedidos spot e a funcionalidade Converter será desativada; Em 10 de maio de 2024, a plataforma procederá à remoção do site oficial e os usuários não poderão acessar qualquer conteúdo relacionado ao CommEX.
Vale lembrar que a Binance anunciou, em 27 de setembro, a sua total saída da Rússia e a venda de seus negócios no país para a exchange CommEX. A medida aconteceu em meio aos riscos legais enfrentados no país pela empresa. Em um comunicado, a Binance explicou que celebrou um acordo para vender a totalidade de seus negócios na Rússia para a CommEX. De acordo com a empresa, o processo de desligamento levará até um ano e todos os ativos dos usuários russos existentes estão protegidos de forma segura.