O Comitê Consultivo da Indústria de Segurança Cibernética, consultor australiano de segurança cibernética, destacou várias situações relacionadas às criptomoedas para o governo empreender enquanto se prepara para a integração dos tokens.
Em estudo divulgado pelo Departamento de Assuntos Internos da Austrália, intitulado como “Explorando Criptomoedas”, comentou sobre o aumento na adoção de criptomoedas à medida que o país passa por uma rápida transformação para uma economia digital.
Há uma necessidade de configurações regulatórias que forneçam maior clareza e confiança sobre como o mercado de criptomoedas pode operar na Austrália”, apontou o estudo do Comitê.
O conselho federal australiano recomendou a exploração de quatro áreas-chaves para “ajudar a garantir a adoção segura de criptomoedas na Austrália”, como padrões mínimos de segurança cibernética, capacidade (conscientização por meio de treinamento especializado), abordagem de acompanhamento e transparência do operador.
O objetivo principal é de atenuar as ameaças de segurança cibernética voltadas para criptomoedas, o comitê orientou padrões mínimos de segurança cibernética obrigatórios para exchanges de criptomoedas e empresas australianas que detêm criptomoedas. O diretor administrativo da corretora de criptomoedas Kraken na Austrália, Jonathon Miller, acredita que esses padrões mínimos de segurança e mais recursos para combater o cibercrime sofisticado ajudarão muito a proteger os investidores.
Além disso, o Comitê quer que haja maior transparência em torno de exchanges de criptomoedas registradas e empresas baseadas em blockchain.
Programas educacionais com mensagens precisas e consistentes permitirão que os investidores entendam melhor os riscos de investimento e segurança cibernética, ajudando a desmistificar as criptomoedas para todos os australianos”, apontou o documento.
O Comitê Consultivo da Indústria de Segurança Cibernética destacou ainda que várias oportunidades que acompanham a integração das criptomoedas, ressaltando o potencial do blockchain para tokenizar ativos financeiros, incluindo empréstimos, créditos de carbono e imóveis.
O estudo finalizou afirmando que adotar as criptomoedas permite que as empresas acessem um novo conjunto de clientes, e que a compensação das emissões de carbono é uma das maiores oportunidades à medida que as criptomoedas chegam ao mainstream.