A Fundação IOTA receberá apoio da Comissão Europeia para infraestrutura de P&D para futuros serviços de blockchain da UE.
A Fundação IOTA foi recentemente selecionada como contratada para a Fase 2 das compras pré-comerciais da blockchain da UE. Eles agora desenvolverão melhorias de protótipo para as futuras versões da Infraestrutura de Serviços Blockchain Europeia (EBSI).
Competindo pela UE
A fundação anunciou o apoio da comissão em um post de blog em seu site hoje cedo. Eles estarão competindo com outros quatro empreiteiros selecionados para pesquisar como o EBSI pode se tornar mais escalável, interoperável, seguro e energeticamente eficiente.
O EBSI é uma coleção de nós usando a tecnologia blockchain para melhorar os serviços transfronteiriços em toda a Europa. Foi criado em 2018 depois que a comissão da UE e os estados membros formaram o patrocínio europeu do blockchain.
Em setembro, a IOTA foi selecionada na Fase 1 da iniciativa da blockchain da UE, entre sete dos trinta e cinco candidatos.
Na Fase 2A, a fundação trabalhará em estreita colaboração com a Software AG na implementação de suas melhorias. Após seis meses, a comissão avaliará os resultados de todos os projetos participantes e selecionará pelo menos três para a Fase 2B – testes de campo.
A IOTA nomeou o sharding como um componente importante de sua solução de dimensionamento para EBSI. Sharding é um método pelo qual apenas certos grupos de nós validam tipos específicos de transações, aumentando enormemente o volume de transações. Vitalik Buterin nomeou isso como uma solução de longo prazo para o Ethereum, mas acredita que pode levar anos para ser implementado.
“Nossa visão para o sharding é desenvolver uma Tangle Tree, onde uma rede “raiz” se conecta a potencialmente um grande número de redes “folha” por meio de uma série de redes “ramificadas””, explicou IOTA. “Diferentes ramos e seus filhos podem ser divididos geograficamente, por caso de uso ou por agência.”
Inovações da IOTA
A IOTA lançou várias atualizações importantes em sua rede no ano passado, incluindo uma rede de teste de staking e Assembly – uma plataforma de contrato inteligente de várias cadeias. As inovações fazem parte de um retorno maior que a fundação está tentando garantir que a IOTA seja usada por bilhões de pessoas como uma “rede de pagamento homem-máquina”.
O preço da IOTA é de US$ 1,11 no momento da redação deste artigo, marcando um forte ressurgimento desde seu colapso em 2018.