Com sucesso, foi realizado o teste do comércio transfronteiriço de moedas digitais atacadistas do banco central (wCBDC) pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) e os bancos centrais da França, Cingapura e Suíça. De acordo com um comunicado oficial, o Projeto Mariana usou wCBDCs hipotéticos de euro, dólar de Cingapura e franco suíço.
Conforme o anúncio, o Projeto explora como poderia ser o futuro da negociação e liquidação de câmbio em um mundo onde os bancos centrais emitiram CBDCs e as infraestruturas do mercado financeiro incluem elementos de finanças descentralizadas (DeFi).
“A prova de conceito de Mariana demonstra a viabilidade técnica dos chamados criadores de mercado automatizados (AMMs) para negociação e liquidação transfronteiriça de hipotéticos CBDCs atacadistas de francos suíços, euros e dólares de Singapura (wCBDCs).
Ele empresta ideias e conceitos do DeFi e aproveita um blockchain público para projetar e testar um mercado interbancário FX transnacional usando wCBDCs”, afirmou.
O Projeto Mariana é uma colaboração entre o BIS Innovation Hub, o Banco da França, a Autoridade Monetária de Singapura e o Banco Nacional Suíço.
“O projeto é puramente experimental e não indica que algum dos bancos centrais envolvidos pretenda emitir CBDC ou endossar DeFi ou uma solução tecnológica específica”, destacou.