Em entrevista para a Stansberry Research, o autor do Big Reset, Willem MiddelKoop alertou que “o dinheiro está morrendo”. Ele diz que os bancos centrais não podem fazer nada para impedir isso, e que as pessoas deveriam retirar seu dinheiro dos bancos e colocá-lo em ouro, bitcoin e imóveis – ativos que estão fora do sistema monetário.
O autor de The Big Reset, e fundador e CIO do Commodity Discovery Fund, previu em 2010 que muitas crises emergiriam nos próximos anos – aquelas que ele pensava que iriam se desdobrar eram energia, clima, Covid, refugiado, monetário, China, crises de obrigações, trabalho, transporte e cadeia de abastecimento.
No entanto, o verdadeiro “gorila de 800 libras na sala” é o que ele chama de “crise da superinflação”, que ele acredita ter impacto sobre uma crise alimentar. Ele cita o exemplo de um produtor de fertilizantes norueguês que disse recentemente que o preço de fabricação do fertilizante que cultiva nossos alimentos aumentou dez vezes.
Middelkoop também fala de um banqueiro central holandês que está nos círculos de bancos centrais há décadas. O banqueiro diz-lhe que o Banco Central Europeu (BCE) está “encurralado”, pelo que não pode aumentar as taxas para combater a inflação por causa do grande volume de dívida lá fora. Ele diz que o mesmo vale para o resto dos bancos centrais, incluindo o Federal Reserve.
“Quando as ações continuam subindo, as pessoas inteligentes entendem que o valor do dinheiro está caindo. Mas as massas ainda não entendem. ”
Middelkoop diz que quando ações, bitcoins e imóveis estão atingindo novos máximos, é um sinal de que não estamos ficando mais ricos, mas que estamos experimentando uma diminuição em nosso poder de compra com a desvalorização da moeda.
“É um grande sinal de alerta de que o dinheiro está morrendo.”
Ele explica como interpreta o termo “superinflação” dizendo que é a inflação que ultrapassa os 10% ao ano. Ele destaca como em sua opinião; já estamos nessa figura. Ele aponta para os gráficos alternativos de inflação em Shadowstats.com, onde a inflação é rastreada usando as metodologias originais do governo das décadas de 1980 e 1990. Eles mostram uma inflação de 15% e 10%, respectivamente.
MiddelKoop diz que o ouro é uma boa proteção contra a inflação, afirmando que nunca deixou de manter seu poder de compra nos últimos 3.000 anos. Ele também acredita que os bancos centrais podem decidir “reavaliar” o ouro em alta, assim como fizeram na história.
No entanto, ele diz que o Bitcoin é o novo ouro digital e que é o novo e mais rápido cavalo da corrida. Ele não acha que haja uma luta entre ouro e bitcoin, mas que deveria haver uma luta entre bitcoin e moeda fiduciária.
“O ouro é como um seguro para o seu patrimônio líquido, mas com o Bitcoin você pode ficar rico.”