Os moradores do estado norte-americano do Colorado conseguiram cumprir suas obrigações fiscais em criptomoeda, assim como o governador prometeu em fevereiro. O estado do Colorado é o primeiro nos EUA a aceitar a cobrança de impostos em criptomoedas. De acordo com o anúncio, a cobrança de impostos será feita através do PayPal com taxa de serviço de US$ 1 mais 1,83% do valor remetido à agência. Atualmente, só é possível utilizar contas pessoais e empresas que não tenham acesso a este gateway de pagamento.
Embora o Paypal ofereça suporte aos usuários para depositar, sacar e manter uma variedade de criptomoedas, os pagamentos de impostos serão feitos apenas em USD. O governador do estado, Jared Polis, deixou claro que o Colorado não terá exposição direta às criptomoedas por causa da volatilidade desse mercado. Portanto, como processo do sistema de pagamento de impostos, a criptomoeda será convertida novamente em USD por um intermediário antes de chegar às autoridades.
As opções de pagamento em criptomoeda atualmente suportadas pelo PayPal incluem Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Bitcoin Cash (BCH) e Litecoin (LTC). Esse desenvolvimento do Polis não é surpreendente, pois o governador, eleito em 2019, é um defensor de longa data das criptomoedas e um dos cofundadores do Congressional Blockchain Caucus em 2016.
“Como estado, estamos na vanguarda da inovação digital, seja aplicando blockchain e tecnologia de contabilidade compartilhada como um novo modelo de financiamento, ou seja simplesmente sendo amigável ao consumidor e garantindo que permitimos o tipo de inovação que irá interromper as práticas de negócios herdadas e as práticas governamentais para torná-las mais eficientes”.