Charles Hoskinson da Cardano (ADA), falou sobre o colapso da exchange de criptomoedas FTX, ele disse que poder ser uma das últimas crises a atingir o espaço de ativos digitais.
De acordo com Hoskinson, incidentes semelhantes à situação do FTX estão ficando complexos, considerando que têm efeitos negativo em todo o ecossistema, mas ele observou que o ciclo pode estar chegando ao fim, disse ele durante um webcast em 9 de novembro.
Hoskinson disse também que a implicação do colapso da FTX provavelmente espelharia os eventos de mercado que se seguiram ao colapso do ecossistema Terra (LUNA), que resultou em efeitos em cascata em empresas como Celsius Network e Three Arrows Capital.
Hoskinson disse, “Acho que este pode ser o fundo, um dos últimos a lidar. Vai ser difícil prever o quão ruim será, e certamente pode ser muito ruim. Não há muitas outras empresas como FTX ou Alameda ou como Three Arrows Capital e assim por diante. Pelo menos neste ciclo, eu realmente espero que este seja o último ciclo dessa natureza”.
Embora não se tenha muitos detalhes por trás da insolvência da FTX, Hoskinson afirmou que o colapso é um impacto dos “excessos” gerais dos mercados de criptomoedas de 2021.
“É apenas um exemplo dos excessos sobre os quais alertei repetidamente as pessoas em 2021 e durante todo este ano, em parte em pontos anteriores da minha carreira, como em 2017, com ICOmania. Você não consegue algo por nada com um rendimento extremamente alto; tende a evaporar muito rapidamente”, disse ele.
Sobre a compra da FTX pela Binance, Hoskinson disse, “Situações como essa, como mencionei, tendem a atrair litígios. Eles tendem a convidar a regulamentação e tendem a atrair um enorme escrutínio. A compra da FTX pela Binance não é uma bala de prata. Ainda há muitas coisas que precisam acontecer para que isso fique completamente claro para o mercado”.