A Coinbase, maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, anunciou a interrupção dos seus serviços de pagamentos via United Payments Interface (UPI) em sua plataforma para os usuários indianos após três dias após do lançamento no país indiano.
A UPI é o portal de pagamento administrado pela National Payment Corporation of India (NPCI), uma divisão especial do Reserve Bank of India (RBI), sob o Ministério das Finanças, que facilita os pedidos de compra nos serviços da Coinbase na Índia. A corretora de criptomoedas atualizou as informações de método de pagamento em seu site para usuários indianos, que incentiva os usuários experimentem o Serviço de Pagamento Imediato (IMP) para fazer pedidos de venda.
A agência de notícias financeiras Business Standard informou nesta segunda-feira (11) que a Coinbase trabalharia para remediar a situação na Índia junto aos reguladores apropriados e que estava comprometida em trabalhar com a NPCI e outras autoridades relevantes para garantir um ajustamento nas posições, com as expectativas locais e normas da indústria.
Em comunicado na última quinta-feira (07), NPCI afirmou que não reconhecia a legitimidade de nenhuma corretora de criptomoedas usando a United Payments Interface (UPI) do RBI, mesmo depois que a Coinbase anunciou o lançamento de seus serviços.
“Com referência a alguns relatos da mídia sobre a compra de criptomoedas usando UPI, a National Payments Corporation of India gostaria de esclarecer que não temos conhecimento de nenhuma corretora de criptomoedas usando UPI”, apontou o NPCI.
Mesmo assim, os usuários indianos da Coinbase não parecem tão incomodados assim com a súbita suspensão do serviço. O cofundador do canal Crypto India no YouTube, Aditya Singh, publicou no Twitter que “isso não é novo, as corretoras indianas também enfrentam problemas no serviço de pagamento desde 2018”.
A fala de Singh realmente tem sentido, já que os comerciantes de criptomoedas indianos estão acostumados à instabilidade na acessibilidade do serviço de negociação. O governo da Índia tem lutado para adotar uma estrutura regulatória adequada para os criptoativos, pois os participantes do mercado passaram por vários momentos desde o ano passado, onde parecia que a cripto poderia ser banida no país.