Uma das principais exchanges de criptomoedas, a Coinbase, está se tornando cada vez mais dominante no mercado de criptomoedas dos Estados Unidos. O domínio da Coinbase acontece diante da crescente em sua participação de mercado nos últimos meses, ultrapassando gigantes como Binance.US, Gemini, Cboe Digital, de acordo com dados compartilhados em um levantamento da plataforma Kaiko, em 8 de março.
Conforme o levantamento, a Coinbase é cada vez mais dominante na indústria de criptomoedas dos EUA desde as aprovações dos 11 fundos de negociação em bolsa (ETFs) à vista de Bitcoin (BTC). A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA aprovou os ETFs de Bitcoin em 10 de janeiro, com início das negociações, no dia 11.
O domínio de mercado da Coinbase apresentou um crescimento bastante significativo no primeiro trimestre deste ano, principalmente com o escrutínio protagonizado pela SEC no setor contra as exchanges nos EUA impetrando diversos processos, incluindo a Coinbase e a Binance.US.
Segundo os dados da plataforma Kaiko, nos últimos três meses, a participação no mercado de Bitcoin (BTC) da exchange Coinbase apresentou um aumento notável, subindo de 47% para 60%.
@coinbase is increasingly dominant in the U.S. since the ETF approvals.
Over the past 3 months, its #BTC market share has climbed from 47% to 60% 👀 pic.twitter.com/XUKI6A3uKX
— Kaiko (@KaikoData) March 8, 2024
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 68.819,72 com alta de 2.9% nas últimas 24 horas. Neste período, a criptomoeda registrou um volume de negociação de US$ 42.688.230.486. O preço do Bitcoin aumentou 11.1% nos últimos sete dias.
Vale lembrar que, no início do ano, em meio a um cenário global de incertezas e desafios regulatórios, a Binance, uma das principais exchanges de criptomoedas, surpreendeu o mercado com um retorno impressionante. Este avanço ocorre no rastro de um acordo com os reguladores dos EUA, que marcou um ponto de virada para a companhia. Após enfrentar acusações sérias, incluindo lavagem de dinheiro e evasão de sanções, a Binance se recuperou notavelmente, evidenciando sua resiliência e capacidade de adaptação.
SEC usa julgamento recente para aprimorar processos contra Coinbase e Binance
Em uma medida estratégica da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, o regulador quer usar uma decisão recente de um caso de uso de informações privilegiadas no intuito de fortalecer seu processo contra exchanges de criptomoedas, incluindo Coinbase e Binance.US.
A Agência conseguiu obter na semana passada uma sentença à revelia em desfavor de Sameer Ramani. Ele foi apontado como sendo um dos beneficiários de informações comerciais privilegiadas que envolvem o ex-gerente de produto da exchange Coinbase, Ishan Wahi. No julgamento, alguns ativos digitais foram considerados como sendo valores mobiliários quando são negociados em plataformas de mercado secundário.
Em 4 de março, a SEC arquivou um aviso em que cita o julgamento à revelia, destacando ser significativo para o processo contra a Coinbase. Além disso, a SEC também citou a sentença no processo judicial contra a plataforma Binance.US.