A corretora de criptomoedas Coinbase (COIN) experimentou um aumento significativo no valor de suas ações. Atingindo um pico de 18 meses, impulsionado, em parte, a alta se entende pelas recentes acusações enfrentadas pela concorrente Binance e seu ex-CEO Changpeng Zhao. Em 27 de novembro, as ações da Coinbase fecharam a US$ 119,77. O que representou a maior alta desde maio de 2022 e marcando um aumento de cerca de 256,5% no acumulado do ano.
Este crescimento expressivo nas ações da Coinbase surge após a declaração de culpa da Binance e de Changpeng “CZ” Zhao em acusações de lavagem de dinheiro e violações de sanções nos Estados Unidos. O acordo alcançado com as autoridades norte-americanas incluiu uma multa de US$ 4,3 bilhões, a renúncia de Zhao do cargo de CEO e a aceitação da Binance em colaborar com os monitores de conformidade do Departamento de Justiça (DOJ) e do Tesouro dos EUA por até cinco anos.
Jae Kwon, Cofundador do Cosmos, Anuncia AtomOne Após Conflitos Internos
Hand up I got some of this data wrong. Just took an hour to update/double check some of this. If you’re an issuer/custodian/whatever and some of the data on this list is wrong or missing — feel free to reach out
Sorry @HeleneBraunn !! https://t.co/0O7e3IfVtx pic.twitter.com/ydagbwUpVj
— James Seyffart (@JSeyff) November 27, 2023
Em contrapartida, a situação da Binance parece ter influenciado positivamente a perceção dos investidores em relação à Coinbase, que também registrou ganhos significativos com a custódia de Bitcoin e fundos negociados em bolsa (ETFs) de Ether nos EUA. De acordo com James Seyffart, analista de ETFs da Bloomberg, a Coinbase é a custodiante de 13 dos 19 ETFs de criptomoedas à vista atualmente pendentes na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
Ascensão das Ações da Coinbase em Meio a Turbulências da Binance
No entanto, a Coinbase enfrenta seu próprio conjunto de desafios regulatórios. A exchange está atualmente em um processo com a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. O que acusa de não se registrar adequadamente e de listar tokens que supostamente violam as leis de valores mobiliários. A Coinbase, por sua vez, contesta as acusações e questiona a autoridade da SEC sobre o setor de criptomoedas.
Apesar desses desafios, o desempenho recente das ações da Coinbase sinaliza um otimismo renovado entre os investidores em relação à corretora. O mercado de criptomoedas em geral também parece revitalizado. Este otimismo é um indicativo da resiliência e do potencial de crescimento do setor, mesmo diante de um ambiente regulatório em constante evolução.