Com a onda crescente de aceitação de criptomoedas ao redor do globo, a Coinbase, uma das bolsas de criptomoedas líderes com base nos Estados Unidos, está estendendo seus tentáculos e consolidando sua presença na Europa. O destaque agora é a Irlanda, que foi escolhida como o centro cripto europeu preferido da empresa.
A decisão de ancorar na Irlanda veio como parte do esforço da Coinbase para se alinhar com a principal estrutura regulatória de criptomoedas da Europa, a Regulamentação de Mercados de Criptoativos (MiCA). Este movimento posiciona a Coinbase em uma posição estratégica para atender uma população de cerca de 450 milhões de pessoas distribuídas por 27 países europeus, tudo sob um quadro regulatório único. A boa notícia é que esse regulamento está previsto para ser implementado até o final de 2024.
Já não é novidade que a Coinbase tem deixado sua marca na Europa. Além de sua licença de instituição de dinheiro eletrônico e registro de provedor de serviços de ativos virtuais (VASP) na Irlanda, a empresa também possui uma licença de criptomoedas na Alemanha, sem contar os registros nacionais em outros países membros da União Europeia.
Quando questionado sobre a decisão, Daniel Seifert, vice-presidente e diretor administrativo regional da Coinbase EMEA, não poupou elogios à Irlanda. “A Irlanda se destaca com um ambiente político favorável às empresas fintech e é conhecida por um regulador com reconhecimento global”, comentou Seifert. E complementou dizendo que a jurisdição irlandesa é líder no mercado cripto e a Coinbase está ansiosa para colaborar com reguladores irlandeses e outros parceiros europeus.
A vice-presidente de desenvolvimento internacional e de negócios da Coinbase, Nana Murugesan, também se pronunciou sobre o tema, sublinhando a importância da estrutura MiCA e destacando o comprometimento da Coinbase com o Banco Central da Irlanda.
A expansão da Coinbase na Europa em 2023 não tem sido aleatória. Depois de um desafio regulatório nos EUA em junho de 2023, a empresa reforçou seus esforços. Mais recentemente, em setembro, a Coinbase conseguiu um registro de conformidade contra lavagem de dinheiro do banco central da Espanha, dando mais um passo na direção de oferecer seus serviços para um público ainda mais amplo.