O mercado de criptomoedas está tentando se recuperar diante de vários fatores que estão afetando diretamente os preços dos ativos e, em meio a isso, alguns criptoativos se superam diante de outros na atual situação macroeconômica.
A superação do Bitcoin (BTC) em relação à outras criptomoedas do mercado acontece em parte por causa dos traders que precificam uma possível aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) à vista, segundo afirmações da Coinbase Institutional publicadas pelo Coindesk, em 13 de outubro.
De acordo com a publicação, David Duong, chefe de pesquisa institucional da Coinbase Institutional, destacou no último relatório mensal:
“Acreditamos que a divergência no desempenho do bitcoin e de outros tokens mostra que a aprovação potencial de um ou mais ETPs de bitcoin à vista já foi parcialmente precificada. A decisão da Comissão (SEC) ocorre”.
Duong também observou que: “Os preços das criptomoedas têm tido uma relação inversa com as mudanças na estrutura a termo da curva de rendimento do Tesouro dos EUA desde meados do 1T23. Mas a força dessa relação é muito diferente para o BTC (vs. a inclinação de 3m10y dos EUA) em comparação com a ETH (vs. Inclinação de 3m10y dos EUA)”.
A maior criptomoeda do mercado, o Bitcoin (BTC) registrou ganhos de 8% desde que a BlackRock e outras empresas gigantes das finanças globais entraram com pedidos de ETFs BTC spot no mês de junho.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 26.924,66 em alta de 0.3% nas últimas 24 horas.
Vale lembrar que, em meio ao movimentado cenário das criptomoedas, em 2 de outubro de 2023, o mercado foi surpreendido com o lançamento do ETF futuro de Ethereum pela renomada VanEck. Este não é apenas mais um ETF, mas sim um gerenciado ativamente, focado nos futuros do Ethereum, conhecido popularmente como Ether ou ETH.