Illia Polosukhin, cofundador do protocolo NEAR, acredita que o desenvolvimento do Ethereum tem um problema de foco, dizendo que os engenheiros devem corrigir esse problemas cruciais para permitir que a Web3 seja dimensionada para bilhões de usuários.
“Precisamos de simplicidade de uso. Precisamos de uma programação fácil. Precisamos de uma composição que seja natural para as aplicações. Não vejo as evoluções atuais do Ethereum visando nenhum desses objetivos”, disse Polosukhin ao Cointelegraph.
Ela ainda previu que uma nova versão da internet, ou Web3, em qual o usuário manterá a propriedade total de seus próprios dados e ativos digitais. Ele crê que essa nova interação da internet não será baseada em um único aplicativo, mas sim em uma combinação de diferentes aplicativos.
“Nosso objetivo é que os usuários estejam no controle de seus dados. Eles estão no controle de seu dinheiro e ativos. Eles são capazes de administrar essas plataformas, o que significa que não há necessidade de construir uma plataforma que cumpra tudo”, comentou Polosukhin.
Para ele, melhorar a escalabilidade e a interoperabilidade da tecnologia blockchain é fundamental para construir as bases da Web3, sendo que, embora o Ethereum continue sendo a principal plataforma de contrato inteligente, falta o foco da NEAR em atingir esses objetivos.
Polosukhin vê que a dependência do Ethereum em soluções de camada 2 ou dos rollups para resolver seu problema de escalabilidade pode levar a compensações em termos de composição. “Os rollups naturalmente criarão menos compatibilidade e criarão mais subespaços nos quais as coisas estão acontecendo”, disse ele.
A solução dada, da camada 1 ao Ethereum, o protocolo NEAR visa resolver o problema de escalabilidade aproveitando a tecnologia de sharding, um processo que divide a infraestrutura do protocolo em vários segmentos, sem sacrificar a capacidade de composição, já que o componente central do recurso de composição da NEAR é o Rainbow Bridge, protocolo que permite a transferência gratuita de ativos da blockchain Ethereum e vice-versa.
A NEAR foi uma das comunidades de desenvolvimento que mais cresceram em 2021, com uma das principais atratividades do protocolo oferecendo linguagens de programação populares e fáceis de usar, como Java e Rust.