A emissora de stablecoin Circle, responsável pelo USD Coin (USDC), está se desfazendo dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos que estão no fundo de reserva que sustenta sua stablecoin.
De forma estratégica, a medida visa a proteção do USDC de alguma possível repercussões em torno do teto da dívida dos Estados Unidos.
Em um atestado mensal que foi divulgado em 30 de maio, o documento destaca que o último título do Tesouro, de aproximadamente US$ 4 bilhões, venceu em 31 de maio.
Com isso, todos os títulos do Tesouro de longo prazo foram eliminados do fundo de reserva. Ainda na terça-feira, o Circle Reserve Fund fez a alocação de 100% de seu fundo de US$ 24,7 bilhões em acordos de recompra de títulos do Tesouro dos EUA.
Vale lembrar que a emissora de stablecoin Circle teria ajustado seu tesouro de reservas visando se resguardar e reduzir os riscos de inadimplência da dívida dos EUA. Conforme informou recentemente a Politico em uma newsletter, o CEO da Circle, Jeremy Allaire, destacou que a empresa fez o ajuste da combinação de reservas que apoiam o USD Coin (USDC) fazendo com que sejam mudados para títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo.
A ação teria o intuito de evitar que fosse pega em uma potencial inadimplência da dívida dos Estados Unidos. Conforme a publicação, o CEO afirmou que a Circle não tem mais títulos do Tesouro com vencimento posterior ao começo do mês junho.