A Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) anunciou os planos para apoiar comercialização de tokenização de ativos na região. O regulador introduziu recentemente duas novas estruturas setoriais cujo foco está em grupos e fundos do setor de renda fixa, seguindo seus esforços para apoiar a comercialização da tokenização de ativos.
Em seu comunicado oficial divulgado, em 4 de novembro, a Autoridade Monetária de Cingapura anunciou seus planos para avançar a tokenização em serviços financeiros. Este desenvolvimento no setor inclui: Formação de redes comerciais para aprofundar a liquidez de ativos tokenizados; Desenvolver um ecossistema de infraestruturas de mercado; Promover estruturas industriais para implementação de ativos tokenizados; e permitir acesso a um mecanismo de liquidação comum para ativos tokenizados.
O comunicado destacou que as autoridades planejam “avançar a tokenização em serviços financeiros” e, neste sentido, foram publicadas duas estruturas do setor, que foram desenvolvidas por membros do Projeto Guardian, visando o aumento aumentar da eficiência dos mercados financeiros através da tokenização.
“Para facilitar a aceitação e implementação de ativos tokenizados por instituições financeiras, duas estruturas da indústria desenvolvidas pelo grupo da indústria Project Guardian membros foram publicados hoje”, afirmou.
Estrutura de Renda Fixa do Guardian (GFIF) – O GFIF integra a Taxonomia de Dados de Títulos da International Capital Market Association, os Padrões de Token da Capital Markets and Technology Association e os Princípios de Design para Títulos Tokenizados da Global Financial Markets Association. Isso fornece um guia da indústria para implementar a tokenização em Mercados de Capital de Dívida, fortalecer as capacidades da indústria e catalisar a adoção de soluções de renda fixa tokenizadas.
Estrutura de fundos de proteção (GFF) – O GFF fornece um conjunto de recomendações para as melhores práticas do setor para fundos tokenizados. Isso inclui a Taxonomia de Tokens Componíveis do Guardian para facilitar o desenvolvimento de veículos de investimento tokenizados que compreendem múltiplos ativos, simplificando o processo de incorporação de novos fundos tokenizados e ajudando a atingir eficiências na liquidação de fundos.