El Salvador, o primeiro país a tornar o Bitcoin uma moeda legal, acrescentou mais 4 milhões de usuários para sua carteira BTC, a Chivo, que conta com forte apoio doo governo local, em parceria com o provedor de identidade digital Netki, segundo o anúncio feito hoje (18).
A Netki informou que a carteira Chivo integrou mais de 4 milhões de novos usuários em cerca de 45 dias usando o produto principal da empresa, o Know Your Customer (KYC)/Anti-Money Laundering (AML), OnboardID. A plataforma também afirmou que facilitou a integração em conformidade de 70% da população anteriormente não bancária do país centro-americano.
El Salvador aprovou a lei do Bitcoin na metade do ano passado, sendo então o primeiro país a declarar o Bitcoin oficialmente uma moeda legal, mas confirmação só veio em setembro. Nayib Bukele, presidente do país, deixou claro que o objetivo era oferecer facilidades bancárias digitais para mais de 70% da população sem banco no país. Para promover o uso do BTC e a facilidade de transações, o governo lançou uma carteira nacional de criptomoedas chamada Chivo e um airdrop de US$ 30 em BTC.
As principais instituições financeiras, incluindo o Banco Mundial e o FMI, compartilharam previsões muito ruins sobre a economia salvadorenha, alertando para consequências econômicas injustificadas. No entanto, o presidente Bukele continuou a promover o uso do Bitcoin no país e ignorou todo o temor.
Desde então, a Chivo tem sido fundamental para tornar El Salvador o primeiro país a usar fluidamente o Bitcoin como são as moedas tradicionais ao redor do globo. Além de transferir dinheiro em todo o mundo, as carteiras Chivo estão sendo usadas também para transações diárias em restaurantes, cafeterias, shoppings e todos os outros mercados de varejo.
Outra medida adotada pelo governo de El Salvador que ajudou na disseminação do Bitcoin no país foi a instalação de centenas de caixas eletrônicos de Bitcoin, o que facilitou para milhões de usuários do token. O Chivo conseguiu fazer o que os bancos não conseguiam há décadas naquela região do mundo.