Os líderes da China e da Malásia estão discutindo a criação de um Fundo Monetário Asiático, com o objetivo de se afastar da hegemonia do dólar americano na região. O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, afirmou que a China está aberta a uma proposta para a criação do fundo, que foi apresentado em um fórum na província chinesa de Hainan na semana passada, de acordo com a Bloomberg.
De acordo com Ibrahim, o presidente chinês, Xi Jinping, apoiou a ideia de uma agência para ajudar as nações da região a se distanciarem do dólar americano e do Fundo Monetário Internacional (FMI). A Malásia é um dos países asiáticos que buscam reduzir sua dependência do dólar, e seu banco central está trabalhando com o Banco Popular da China para conduzir o comércio em suas próprias moedas.
1. Following the global shift away from the US dollar, Prime Minister Anwar Ibrahim is in talks with China on forming an Asian Monetary Fund.
"There is no reason for Malaysia to continue depending on the dollar," he told Parliament on Tuesday. pic.twitter.com/nyF1wmGPgX
— The Futurizts (@TheFuturizts) April 4, 2023
Além disso, um funcionário do estado russo já havia falado sobre a criação de uma nova moeda para a aliança BRICS, composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em outubro de 2022, pesquisadores do governo chinês também propuseram uma moeda digital baseada em uma cesta de moedas asiáticas.
Para o colunista do South China Morning Post, Alex Lo, há razões adicionais para se afastar do dólar americano. Segundo ele, mais países querem se afastar da moeda americana não apenas por razões econômicas, mas também para “escapar das garras do gangsterismo da política externa dos EUA, que nas últimas duas décadas armaram seu domínio global do dólar com crescente abandono”.
Se o dólar perder sua posição de moeda de reserva mundial, isso poderá afetar severamente seu valor em comparação com outras moedas e criptoativos. Esse movimento também pode ter um impacto indireto no mercado de stablecoins de US$ 133 bilhões, que é dominado por stablecoins atreladas ao dólar.