Shenzhen, Guangzhou e Xiong’an New Area declararam que distribuirão “pacotes vermelhos” gratuitos de yuan digital para incentivar os gastos locais diante da desaceleração econômica da China, que foi exacerbada pelos bloqueios em massa da Covid.
A partir de quinta-feira, Shenzhen distribuirá 30 milhões de yuans digitais (US$ 4,5 milhões) usando um sistema de loteria no qual os cidadãos podem ganhar pacotes vermelhos de 88, 100 ou 128 yuans. Os pacotes vermelhos são presentes monetários em envelopes vermelhos dados em ocasiões importantes em muitos países asiáticos, incluindo a China, mas são emitidos na forma de cupons digitais para a moeda digital do banco central da China (CBDC), também conhecida como e-CNY.
Na quarta-feira passada, o distrito de Nansha, em Guangzhou, disse que distribuirá 10 milhões de yuans em pacotes digitais de yuans vermelhos para ajudar os negócios de catering e varejo, mas nenhuma data foi definida. De acordo com a mídia local, Xiong’an New Area, uma zona econômica especial a sudoeste de Pequim, começou a distribuir pacotes vermelhos na segunda-feira como parte de uma estratégia de 50 milhões de yuans para aumentar o consumo.
O Caixin Purchasing Managers’ Index (Caixin PMI) caiu para 36,2 em abril como resultado de bloqueios em massa em reação ao surto de Covid, a leitura mais baixa em mais de dois anos para os setores industrial e de serviços da China. Em uma videoconferência nacional na quinta-feira passada, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang pediu às autoridades provinciais, municipais e rurais que acelerem os projetos de infraestrutura, aumentem os empregos e restaurem o desenvolvimento.