Previsões pessimistas sobre o futuro do mercado de criptomoedas estão surgindo da China em meio à incerteza que o tomou após um prolongado período de baixa, durante o qual seu principal ativo, Bitcoin (BTC), caiu brevemente abaixo de US$ 19.000 antes de subir acima do limite de US$ 20.000.
Em particular, a publicação do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, Economic Daily, publicou um artigo em 22 de junho alertando os investidores sobre a possibilidade de os valores do Bitcoin “irem para zero” após a devastação do mercado de criptomoedas, informou o South China Morning Post.
“O Bitcoin nada mais é do que uma série de códigos digitais, e seus retornos vêm principalmente da compra na baixa e da venda na alta. (…) No futuro, quando a confiança dos investidores entrar em colapso ou quando países soberanos declararem o bitcoin ilegal, ele retornará ao seu valor original, que é totalmente inútil.”
É importante notar que o aviso da mídia estatal representa a posição dura do governo chinês em relação às criptomoedas, que culminou em uma proibição efetiva de criptomoedas que foi implementada gradualmente, a partir de maio de 2021. Em setembro de 2021, o governo proibiu completamente as moedas digitais, citando preocupações com seu impacto no meio ambiente e a possibilidade de serem usadas para lavagem de dinheiro. Em junho de 2021, o governo interrompeu toda a mineração doméstica de criptomoedas.