O Ministério de Segurança Pública da China reconheceu a criptomoeda pela primeira vez como uma ferramenta para lavar e movimentar dinheiro relacionado ao comércio de narcóticos. De acordo com o Relatório de Crimes de Drogas da China 2021, a polícia eliminou 5.000 casos de tráfico de drogas, incluindo transações online, no ano passado, representando cerca de 9,2% de todos os crimes relacionados a drogas.
O relatório dizia:
“A circulação de fundos de drogas se expandiu de transferências bancárias on-line para criptomoedas e moedas do jogo”.
De acordo com uma reportagem da mídia chinesa, o Tribunal Popular Intermediário de Hangzhou emitiu um veredicto em meados de 2020 que um executivo chinês da plataforma de comércio eletrônico usou o Bitcoin para adquirir metanfetamina na dark web em 2018. De acordo com um relatório de estudo de janeiro, apesar da proibição de criptomoedas na China, 5.137 casos criminais envolvendo criptomoedas foram relatados em 2021.
A quantidade de criptomoeda utilizada em atividades de lavagem de dinheiro aumentou 30% ano a ano em 2021, de acordo com um relatório de lavagem de dinheiro cripto da Chainalysis. A investigação policial corresponde à crescente retórica anticripto da China, que está promovendo o uso de seu próprio dinheiro digital do banco central (CBDC).