A startup de criptomoedas Chiliz definiu o mercado de tokens de fãs com sua plataforma Socios, contratando gigantes do futebol como FC Barcelona, Paris Saint-Germain e Juventus, além do UFC, equipes de F1 e clubes de esports – mais de 130 parceiros no total. E Lionel Messi é o novo rosto da plataforma.
Mas a empresa tem ambições maiores além dos tokens de fãs, e é por isso que a Chiliz está desenvolvendo uma blockchain de segunda geração para permitir que outras marcas de esportes e entretenimento criem todos os tipos de aplicativos Web3 em potencial ao lado de Socios – de NFTs a jogos, aplicativos DeFi e muito mais.
Hoje, a empresa anunciou o lançamento da primeira rede de teste pública (Scoville) para o Chiliz Chain 2.0, antes do lançamento planejado da rede principal no final de 2022 . Com o Chiliz Chain 2.0, a empresa mudará de sua blockchain atual (bifurcada do Ethereum) para uma nova construída com a tecnologia da BNB Chain, a recentemente renomeada Binance Smart Chain. O diretor de estratégia Max Rabinovitch disse que sempre foi o plano da Chiliz expandir do foco inicial do token de fãs para um ecossistema de criptomoedas mais amplo – para permitir que os detentores de IP e outros construtores usassem uma plataforma mais ampla alimentada pelo token CHZ.
Socios.com foi apenas o primeiro produto da empresa, disse ele, e eles queriam provar interesse e utilidade nesse espaço antes de crescer. Rabinovitch descreveu o produto de token de fã como semelhante a “uma prova de conceito grande o suficiente e escalável o suficiente” para seus planos maiores de criar uma plataforma para empresas de esportes e entretenimento.
“Estamos em um ponto em que podemos apoiar de forma realista – tanto como uma infraestrutura de negócios quanto como uma empresa com legitimidade e estabelecimento suficientes – o sonho inicial e declarado publicamente que tínhamos para a Chiliz Chain desde o primeiro dia”, explicou ele.
De acordo com o diretor técnico da Chiliz, Thibaut Pelletier, a Socios comprou quase 1,5 milhão de carteiras exclusivas em sua plataforma de token de fãs até o momento. Os tokens de torcedores oferecem uma maneira de as equipes esportivas se conectarem com os torcedores, pois podem fornecer benefícios aos detentores, como votos dos torcedores nas decisões da equipe, eventos e brindes exclusivos e muito mais.
O ecossistema mais amplo de tokens de fãs gera bilhões de dólares em volume mensal de negociação, de acordo com dados da CryptoSlam , com mais de US$ 3,3 bilhões em negociação de tokens de fãs nos últimos 30 dias. A Socios continuará trabalhando diretamente com equipes esportivas para lançar tokens no Chiliz Chain 2.0, mas marcas e detentores de IP também podem optar por criar seus próprios aplicativos e serviços.