O fundador do blockchain Cardano (ADA), Charles Hoskinson, externou recentemente algumas preocupações relacionadas às implicações da censura da inteligência artificial (IA). As declarações foram compartilhadas por Hoskinson em sua conta oficial da plataforma X, em 30 de junho.
Destacando um tom preocupação com estes desenvolvimentos, Hoskinson afirmou que estas implicações da censura da IA são “profundas”. De acordo com o fundador do ADA, “estão perdendo utilidade ao longo do tempo devido ao treinamento de ‘alinhamento’”.
Hoskinson compartilhou na publicação duas imagens que mostram a mesma pergunta para dois dos principais chatbots de Inteligência Artificial, ChatGPT da OpenAI e Claude da Anthropic. O executivo perguntou a ambos: “diga-me como construir um fusor farnsworth”.
As duas respostas dos chatbots forneceram uma breve visão geral sobre a tecnologia, bem como, de sua história, além de incluir uma alerta relacionado aos perigos da tentativa de tal construção.
Ao compartilhar as capturas de tela, Hoslinson escreveu: “Continuo preocupado com as profundas implicações da censura da IA. Eles estão perdendo utilidade ao longo do tempo devido ao treinamento de “alinhamento”. Isso significa que certos conhecimentos são proibidos a todas as crianças em crescimento, e isso é decidido por um pequeno grupo de pessoas que você nunca conheceu e que não pode votar para deixar o cargo”.
I continue to be concerned about the profound implications of AI censorship. They are losing utility over time due to “alignment” training . This means certain knowledge is forbidden to every kid growing up, and that’s decided by a small group of people you’ve never met and can’t… pic.twitter.com/oxgTJS2EM2
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) June 30, 2024
A Visão de Hoskinson: Como a Cardano Transformará a IA e o Computador Pessoal até 2030
Em uma era marcada pelo rápido desenvolvimento tecnológico, Charles Hoskinson, o visionário fundador da Cardano, tem estado na vanguarda com previsões que podem transformar radicalmente o cenário das criptomoedas e da tecnologia como um todo. Recentemente, ele compartilhou insights que apontam para um futuro onde o poder computacional e a inteligência artificial (IA) ultrapassarão os limites conhecidos até hoje.
Hoskinson prevê que, até o final desta década, seremos capazes de executar modelos de aprendizado de máquina 1.000 vezes mais potentes que o estado atual da arte em computadores pessoais de jogos comuns. Esta previsão não apenas destaca um avanço significativo nas capacidades de processamento e IA, mas também sinaliza uma democratização do acesso a tecnologias de ponta, potencialmente revolucionando diversas indústrias.