Cada pequeno incidente parece levantar um nível de preocupação acima do normal, incluindo o recente problema na rede Cardano (ADA), justificando seu fundador Charles Hoskinson para explicar o que realmente aconteceu e tranquilizar toda comunidade.
Especificamente, na noite entre 21 e 22 de janeiro (entre os blocos 8300569 e 8300570), a blockchain Cardano experimentou uma breve “ anomalia ” que afetou temporariamente uma parte de seus nós, fazendo com que eles se desconectassem e reiniciassem, disse a equipe Cardano em sua Comunidade Resumo em 23 de janeiro.
O que aconteceu com a rede Cardano?
Em um vídeo compartilhado no Youtube em 23 de janeiro, Hoskinson explicou que a rede parou por cerca de dois minutos:
“Parece ser um problema transitório e provavelmente é uma combinação de uma coleção de coisas que aconteceram ao mesmo tempo, o que significa que a reprodutibilidade é improvável.”
Embora ele reconhecesse que era difícil restringir o evento de acionamento exato para esse problema específico, Hoskinson disse que “sabemos onde o erro foi chamado no programa” e “que parte do código foi afetada”, reiterando que não t parecem ser reprodutíveis.
“A boa notícia é que Cardano fez exatamente o que deveria fazer. Quando ocorre uma parada, basicamente, o sistema se recupera e se cura, de modo que os nós voltam a funcionar. (…) Foi exatamente para isso que projetamos os nós.”
Além disso, o fundador da Cardano admitiu que essa não era uma solução perfeita, pois “idealmente, toda vez que um sistema distribuído apresenta um problema como esse, você gostaria de saber a causa exata”. No entanto, esses sistemas “às vezes criam ‘bugs emergentes’, então, localmente, não é reproduzível, mas uma coleção de coisas cria um estado global que, por algum motivo, aciona algo e o sistema basicamente para para algumas pessoas”.
Dito isto, Hoskinson foi enfático em tranquilizar os usuários de Cardano:
“As transações não foram perdidas, os blocos não foram descartados, nenhum dinheiro foi perdido, a rede realmente não parou. Parou um pouco e se recuperou, a rede ainda está avançando e ainda está progredindo. (…) Ele se autorrecuperou, e esse é o objetivo de um sistema resiliente distribuído descentralizado.”
Por fim, Hoskinson garantiu ao público que há uma equipe trabalhando nesse problema e corrigiria qualquer bug que encontrasse, seja em uma biblioteca Haskell ou na implementação do balanceR, que foi colocado para otimizar o Cardano. Em termos de entender o que desencadeou o evento, ele disse que exigiria mais tempo.