Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH), e Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), externaram suas visões sobre os políticos que são “pró-cripto”, em 17 de julho. Na oportunidade, Hoskinson desafiou os comentários feitos por Buterin em uma postagem recente no blog sobre o assunto.
Iniciando a discussão, Buterin compartilhou seus comentários através de um post intitulado “Contra escolher suas alianças políticas com base em quem é ‘pró-cripto’”. O fundador do ETH destacou suas preocupações com a crescente politização da indústria de criptomoedas.
Nos últimos dois anos, “cripto” se tornou um tópico cada vez mais importante na política, com várias jurisdições considerando projetos de lei que regulam vários atores que fazem coisas de blockchain de várias maneiras”, afirmou. Buterin destacou a criação da regulamentação de Mercados de Ativos Cripto (MiCA) na União Europeia, os esforços para regulamentação de stablecoins no Reino Unido e a “complicada mistura de legislação e tentativa de regulamentação por aplicação da SEC” nos Estados Unidos.
“Muitos desses projetos de lei são, na minha opinião, em sua maioria razoáveis, embora haja temores de que os governos tentem medidas extremas, como tratar quase todas as moedas como títulos ou proibir carteiras auto-hospedadas. Na esteira desses temores, há um impulso crescente dentro do espaço cripto para se tornar mais politicamente ativo e favorecer partidos políticos e candidatos quase inteiramente sobre se eles estão ou não dispostos a ser lenientes e amigáveis com “cripto””.
Ainda na oportunidade, o fundador do Ethereum também alertou em seu post contra a abordagem reducionista que visa o apoio de candidatos políticos baseando-se somente em suas “criptopolíticas”. “O jogo da política é muito mais complicado do que apenas ‘quem ganha a próxima eleição’, e há muitas alavancas que suas palavras e ações afetam.”
Hoskinson responde
Ao responder aos comentários de Buterin, Charles Hoskinson apresentou um argumento que dá ênfase a urgência de se ter apoio político visando conseguir políticas favoráveis às criptomoedas, tendo em vista o atual cenário regulatório adverso.
“Meu primeiro objetivo sempre foi manter o governo completamente fora das criptomoedas. Nos lugares onde isso não é possível, a escolha é bem clara. Se eles querem uma CBDC, processam carteiras não custodiais, prendem sistematicamente os líderes de criptomoedas, chamam todo mundo de segurança e intimidam e assediam as exchanges, então não votamos neles”.
Em sua declaração, Hoskinson denominou a política como sendo um jogo de causa e efeito. “Se os políticos entendem que intimidar e assediar nossa indústria se traduz em eleições perdidas, então, de repente, eles evitam fazer isso. Não é complexo nem deve inventar hierarquias cognitivas massivas para desculpar o desgosto pessoal de alguém por pessoas específicas. Um voto em Biden é um voto pela morte da indústria de criptomoedas americana. Em 2024, seja uma questão única. Vote em candidatos pró-cripto”, complementou.
My first goal has always been to keep government out of crypto completely. In the places where that’s not possible, the choice is pretty clear. If they want a CBDC, sue non-custodial wallets, systematically jail the leaders of Crypto, call everyone a security, and bully and… https://t.co/T7qZwPdJPA
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) July 17, 2024