Uma nova parceria entre Cardano e a empresa Coinfirm baseada em blockchain atraiu críticas de sua comunidade. A parceria Cardano-Coinfirm permitirá que as autoridades rastreiem as transações ADA no blockchain desde quando ele foi criado. Isso, segundo o comunicado , vai permitir a apreensão de malfeitores e evitar a realização de transações ilegais na plataforma. Cumprir os regulamentos de combate à lavagem de dinheiro (AML) dentro dos regulamentos.
Embora esse movimento tenha sido feito como uma forma de promover a adoção do ADA pelas instituições, ele foi visto como uma forma de traição por parte da comunidade. A mais proeminente dessas críticas foi feita pela Weiss Crypto, uma subsidiária da Weiss Ratings, uma importante empresa de classificação financeira.
Cardano enfrenta críticas da comunidade
Em uma série de tweets, Weiss Crypto expôs suas críticas a esse movimento. Ele apontou que a regulamentação excessiva é o que matou o sistema bancário. É por isso que as pessoas desconfiam tanto dos sistemas bancários atuais e estão se voltando para a criptografia. Agora, Cardano está permitindo as mesmas regulamentações que paralisaram o sistema bancário em seu ecossistema.
1/ So. #Cardano curators decided to advance regulatory compliance of $ADA token, partnering with #Coinfirm, provider of (#AML)anti-money-laundering analytics.
Bad move all around, disappointing. Here's why: (THREAD)
— Weiss Crypto (@WeissCrypto) August 25, 2021
Weiss Crypto apontou que esse movimento tornaria o blockchain político. Também abrindo para censura e manipulação de rede. Um tweet de acompanhamento disse que isso anula todo o propósito da liberdade que as criptomoedas trazem para as massas. Regulamentações como essa tirariam essa liberdade de controle e repressão das pessoas que já dirigem os sistemas financeiros mundiais atuais.
Isso deixa Cardano mais perto de se tornar uma rede propensa à censura, politizada e manipulada. Se você está indo por esse caminho, existem ferramentas muito melhores para o trabalho – Diem do Facebook, CBDCs e as redes que eles surgirão.
O foco de Weiss Crypto pousou no fato de que as leis de AML são usadas para vigiar as pessoas. Certificando-se de que eles sabem o que está acontecendo nos mercados financeiros a cada passo. Em seguida, concluiu reiterando que essa foi uma jogada ruim e decepcionante.
Charles Hoskinson responde à reação
O cofundador da Cardano, Charles Hoskinson, usou o Twitter para responder a essas críticas por meio de vídeo. O cofundador começou afirmando que se trata de um protocolo totalmente agnóstico. Portanto, onde uma pessoa está localizada não importa para ele.
Hoskinson disse; “Embora a camada de base do sistema não se importe se você é dos Estados Unidos ou do Japão, de qualquer lugar, o que você pode fazer é adicionar identidade e metadados, e todos os tipos de outras coisas e essas outras coisas dão a você a capacidade de estar em conformidade com o domínio do seu negócio, regulamentado ou não. ”
“Eles fornecem clareza”, disse Hoskinson em relação à parceria. “Eles fornecem muitos requisitos comerciais e técnicos. E eles nos permitem tornar o software melhor para todos em todos os lugares, e Cardano para obter mais adoção em todos os setores, regulamentados e não regulamentados. ”
Preço Cardano (ADA)
ADA atualmente ainda está sendo negociado acima de seu recorde anterior. A moeda que conseguiu agarrar com sucesso a 3ª posição de maior criptografia por capitalização de mercado continuou a manter o seu ímpeto ascendente. Atualmente negociado a $ 2,58.