Charles Hoskinson, o fundador do Cardano (ADA), externou recentemente comentários sobre as dificuldades de construção do protocolo ao longo dos anos. Durante os comentários, ele também reconheceu que foi vítima das críticas em que o blockchain Proof-of-Stake (PoS) está exposto.
Em sua declaração, Hoskinson ressaltou que o trabalho no blockchain trouxe diversos desafios. Contudo, o fundador do ADA também destacou que teve o apoio de outras entidades, que contribuíram com comentários honestos sobre o Cardano.
Hoskinson descreveu o blockchain como sendo um sistema que está distribuído em mais de 100 países e destacou que o protocolo sempre permaneceu ativo, enquanto também enfatizou a natureza descentralizada da rede.
Ainda na oportunidade, Hoskinson chegou a com para seu protocolo com o blockchain Bitcoin (BTC), mencionando que, em sua visão, a perspectiva de Cardano “supera” a primeira. De acordo com ele, Cardano é um vírus de governança vivo, autorreplicante e autossustentável.
“Ele tem inteligência e vontade de sobreviver e crescer. Nada pode pará-lo. Nada pode impedir seu crescimento. Onde tudo isso poderia ir é o que eu estava pensando enquanto dirigia. Nós criamos algo vivo juntos. Agora todos nós podemos viver em um mundo onde ele existe”, destacou Hoskinson.
Atualização ‘Chang’ da Cardano é Finalizada e Avança para Governança Comunitária
Em um movimento significativo para a descentralização, a Cardano, liderada pelo cofundador do Ethereum Charles Hoskinson, acaba de lançar a atualização “Chang”. Este avanço coloca os detentores de tokens ADA no centro das decisões estratégicas, permitindo-lhes eleger representantes e votar em iniciativas chave de desenvolvimento da plataforma.
A reformulação da governança é ancorada pelo CIP-1694, uma proposta que estabelece novos órgãos governamentais liderados pela comunidade. Essas entidades incluem o Comitê Constitucional, Representantes Delegados (dReps) e Operadores de Pool de Participação (SPOs), que assumem funções até então executadas pelas entidades fundadoras da Cardano – Cardano Foundation, Input Output Global (IOHK) e Emurgo. Agora, esses grupos têm a autoridade para propor e implementar atualizações técnicas e hard forks.