Changpeng Zhao, diretor executivo da Binance, discutiu os regulamentos e as criptomoedas ETF em uma entrevista recente à Bloomberg. De acordo com ele,
“A maioria das instituições ou organizações deve examinar as criptomoedas nesta fase.”
Neste artigo, vamos discutir:
Instituições ficam sérias
Vamos lembrar que, no mês passado, Jamie Dimon, presidente e CEO do JP Morgan Chase, chamou o Bitcoin de “inútil”. Mas, as entradas de ativos cripto este ano estão quebrando todos os recordes. De acordo com o relatório da CoinShares datado de 8 de novembro de 2021, as entradas acumuladas no ano estão em níveis recordes de US $ 8,9 bilhões.
Além disso, CZ também afirmou:
“Cripto será o futuro da indústria FinTech. E para ser honesto, será o futuro do dinheiro. ”
Embora existam céticos da indústria que acreditam que a bolha das criptomoedas provavelmente estourará, as instituições que acreditam o contrário estão se preparando. Recentemente, a Mastercard anunciou uma parceria com uma série de empresas cripto para lançar cartões de pagamento financiados por cripto. E, mais gestores de fundos estão agora olhando para fundos negociados em bolsa que se concentram em criptomoedas.
ETF em abundância
A recente recuperação do Bitcoin foi amplamente apoiada pela primeira aprovação do Bitcoin ETF com base no futuro nos Estados Unidos. CZ Binance também comentou que “o desenvolvimento de ETFs é uma coisa muito positiva”.
Mas, é digno de nota que mais aplicativos estão sendo arquivados nesse meio tempo. BlockFi e com Neuberger Berman entrou com pedido de um ponto Bitcoin ETF. Como se trata de um Bitcoin ETF fisicamente apoiado, é provável que haja obstáculos regulatórios antes de ser eliminado.
Mas, com tantas ofertas, o mercado está ficando saturado? CZ acha que ainda não é o caso.
O CEO da Binance afirmou que, atualmente, não há sobreposição no setor. Ele disse:
“A indústria cripto tem apenas cerca de 5% de penetração globalmente. Então, de um bilhão de pessoas, provavelmente apenas cerca de 400 milhões de pessoas têm criptomoedas, já é um grande número, mas é apenas 5% de adoção. ”
Portanto, ele explicou que um nível de saturação pode começar quando chegarmos a 95% de adoção.
O diretor de operações do Bank of America, Tom Montag, também havia falado sobre a competição de criptomoedas em um evento recente . No contexto de negócios tradicionais, ele observou que as criptomoedas pode fornecer um ‘salto tecnológico’ para os bancos. Semelhante à perspectiva de CZ, Montag disse:
“Estamos ansiosos para descobrir uma maneira de usá-lo melhor [cripto] e fazer com que seja parte do sistema.”
Restrição ou aceitação?
Mas, incorporar as criptomoedas nas finanças convencionais exigiria uma coordenação próxima com os reguladores. Em uma entrevista anterior, o cofundador da Binance, Yi He, havia discutido os esforços para “trabalhar melhor com os reguladores”. Enquanto a empresa está progredindo com sua recente contratação de alto nível, CZ reiterou que a Europa e os EUA são grandes mercados. Ele disse:
“Então, queremos alavancar isso e ajudar a desenvolver a comunidade na França e também na Europa”. (sic)
Enquanto isso, em termos das regulamentações dos EUA, observou ele:
“Os reguladores dos EUA normalmente se preocupam muito com KYC AML, lavagem de dinheiro terrorista, etc. …”
E a Binance tem se concentrado atualmente em trabalhar “em estreita colaboração com os reguladores em todo o mundo”, de acordo com CZ. Bem, a questão que surge é: outras empresas cripto deveriam seguir o mesmo caminho?