A Chainlink, uma rede oracle descentralizada, anunciou o lançamento da sua nova plataforma de desenvolvedor, a Chainlink Functions. A plataforma tem como objetivo conectar aplicativos descentralizados (dApps) com aplicativos da Web tradicionais de maneira integrada.
Atualmente, a plataforma está disponível em versão beta nas redes de teste Ethereum Sepolia e Polygon Mumbai. A rede oracle da Chainlink foi criada para permitir que contratos e aplicativos inteligentes utilizem dados fora da cadeia de maneira segura e descentralizada. De acordo com dados da Dune Analytics, é a rede oracle mais usada no setor, com mais de 650.000 usuários ativos.
Introducing #Chainlink Functions—the serverless #Web3 platform for connecting any data, device, or system to smart contracts.
Functions brings Web2 services like @awscloud, @Meta, and @googlecloud on-chain to empower devs to #LinkTheWorld to Web3.https://t.co/dDDz6GCIpm pic.twitter.com/fAznlXh0QD
— Chainlink (@chainlink) March 1, 2023
A nova plataforma chamada “Functions” vai complementar o serviço Oracle da Chainlink. Ele permitirá que os desenvolvedores de blockchain conectem seus dApps ou contratos inteligentes com qualquer interface de programação de aplicativos de dentro do espaço tecnológico tradicional sem ter que gerenciar infraestrutura de nuvem adicional. A plataforma já se integra com vários provedores de nuvem, incluindo Amazon Web Services, Meta e outros.
Segundo Kemal El Moujahid, diretor de produtos da Chainlink, o lançamento do Chainlink Functions removerá um obstáculo significativo na adoção do web3. A integração perfeita entre aplicativos descentralizados e aplicativos tradicionais ajudará a aumentar a adoção do blockchain, tornando a tecnologia mais acessível e fácil de usar. A Chainlink está trabalhando para tornar a integração de blockchain mais fácil para todos e esperamos ver mais avanços no futuro próximo.