A Chainlink, referência em soluções de oráculo para blockchain, em colaboração com a Rapid Addition, especialista em conectividade FIX, anuncia o desenvolvimento de um adaptador FIX nativo. Esta inovação promete revolucionar a negociação institucional de ativos digitais, oferecendo um método mais integrado e eficiente para o manejo de tokenizados diversos.
A sinergia criada entre a tecnologia de interoperabilidade entre cadeias (CCIP) da Chainlink e a expertise da Rapid Addition visa proporcionar uma experiência de negociação mais fluída e transparente. Essa união estratégica destina-se a beneficiar uma ampla gama de setores, incluindo energia renovável, créditos de carbono e ativos do mundo real, como imóveis e colecionáveis.
Durante um diálogo com o Cointelegraph, Vince Turcotte, diretor de desenvolvimento de negócios da Chainlink Labs para a Ásia-Pacífico, detalhou as funcionalidades do adaptador. Ele comparou a colaboração atual com a parceria prévia da Chainlink com o sistema bancário SWIFT, explicando que “o adaptador permitirá a integração de contratos inteligentes com tags e instruções FIX específicas, sendo extremamente útil para o processo pós-negociação. Esperamos que isto seja particularmente útil para o ambiente pós-negociação, pois permitirá uma única fonte de verdade para as alocações comerciais, que podem ser partilhadas simultaneamente e sem duplicação entre gestores de ativos, corretores e custodiantes”.
Além de aumentar a eficiência, reduzindo erros e rejeições na liquidação, Turcotte destacou que o adaptador facilitará a interação entre plataformas de risco e execução tradicionais e os novos tipos de ativos baseados em blockchain. Ele prevê que “as instituições digitalmente nativas serão as primeiras a adotar esta integração, reconhecendo o valor de usar o protocolo FIX para se envolver com o ecossistema TradFi mais amplo e o valor da permanência e da verdade via blockchain”.
No momento da publicação, o preço do LINK estava cotado em US$ 15,02 com alta de 5% nas últimas 24 horas.