O Messari, recurso de análise de criptoativos, publicou um relatório sobre o desempenho do Polkadot no primeiro trimestre de 2022, observando a ação de preço do protocolo de camada zero, uso de rede, desenvolvimentos mais recentes em staking e descentralização e possibilidades futuras.
O levantamento apontou que a Polkadot concluiu com sucesso 13 leilões de slots parachain, com um total de 127,8 milhões de DOT, no valor de US $ 2,9 bilhões (no final do primeiro trimestre) e cerca de 11% da oferta total. Mais 28 leilões de slots de parachain estão programados até fevereiro do ano que vem, totalizando assim 41.
Embora as contas ativas e novas tenham diminuído no mesmo período, o crescimento das parachains confirma o progresso constante do ecossistema.
Após o anúncio de aprovação do primeiro leilão de slot parachain no ano passado, o DOT atingiu o ATH em US$ 55,08. No entanto, desde então, o preço do DOT vem sendo negociado para baixo junto com o resto do mercado. O relatório do Messari apontou também que a queda de contas ativas a usuários que bloquearam seu DOT para dar suporte à(s) parachain(s) desejada(s) em um leilão de slot porque o DOT bloqueado em um “crowd loan” não pode ser retirado para uso em outros aplicativos.
Enquanto isso, no primeiro trimestre do ano passado, o número de endereços com DOT aumentou, indicando um interesse crescente no ecossistema, apesar do mercado permanecer em baixa.
Ao adotar o mecanismo de consenso Nominated Proof-of-Stake (NPoS) projetado para descentralizar o conjunto de validadores da rede, o Polkadot teve 294 de 297 (99%) validadores recebendo 1,8–2,6 milhões de DOTs.
Isso foi considerado como uma forma de distribuição saudável de validadores por participação total, um sucesso de descentralizar o poder geral devido ao mecanismo que incentiva os nomeadores a apostar com validadores de menor valor para ganhar recompensas mais altas.
No entanto, em 2022, a rede Polkadot enfrentou sérios desafios, com o relatório afirmando que o interesse no ecossistema diminuiu depois que os usuários inundaram os leilões de parachain e sugeriu que o Polkadot “precisa de uma faísca”, como desenvolver “um novo(s) primitivo(s) utilizando a arquitetura de cadeia cruzada e comunicação XCM” para atrair usuários novamente.