A Cardano destaca-se por uma abordagem distinta e medida. Frederik Gregaard, o CEO da Fundação Cardano, reconhece e até abraça o rótulo de “chato” que vem com o método de desenvolvimento acadêmico da rede.
Cardano, conhecida por sua meticulosidade e rigor científico, baseia-se em artigos revisados por pares para impulsionar suas atualizações de rede. Isso pode ter retardado o lançamento de novos recursos, mas, segundo Gregaard, há uma vantagem incontestável nessa lentidão deliberada. Em uma conversa com a imprensa, o executivo pontuou a importância dessa abordagem, especialmente em um período onde a intersecção com a inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais relevante.
“Se eles adotarem alguns dos princípios básicos que pesquisamos e inventamos, isso será bom para a Terra… [e] para a humanidade em geral, porque isso torna blockchains mais resilientes e mais adaptáveis em todo o mundo.”, explicou Gregaard. O impacto do trabalho da Cardano pode ser visto em outras plataformas que adotam seus princípios fundamentais, o que é motivo de orgulho para o CEO.
No cenário atual das criptos, onde as plataformas se esforçam para inovar rapidamente, a confiabilidade de Cardano tem seus méritos. As atualizações de rede recentes, como a Hydra e o protocolo Mithril, são exemplos de como a rede tem escalado de maneira sólida e segura. Isso é refletido no aumento de 198% do valor total bloqueado (TVL) de Cardano no acumulado do ano, segundo dados da Messari, que também apontam para um salto de Cardano para a 15ª posição no ranking de redes.
Preparando-se para a era Voltaire, que tem foco na governança descentralizada, a Cardano está mirando alto. A experiência de outros projetos, como MakerDAO, serve de aprendizado para que a rede possa alcançar um nível de governança ainda mais sofisticado. Gregaard deixa claro que a comunidade Cardano será essencial no processo de evolução, tendo a oportunidade de contribuir para um “documento constitucional” durante workshops planejados para o próximo ano.
O que o futuro reserva para Cardano? A rede parece seguir um caminho de estabilidade e crescimento constante, com mais hard forks planejados e a implementação do CIP-1694, um movimento em direção a uma governança mais robusta. Gregaard vislumbra um horizonte onde Cardano se estende além do mercado financeiro, alcançando o comércio internacional e até sistemas de votação.
À medida que o cenário de aplicativos da rede amadurece, a Cardano reforça sua posição como uma força constante e confiável no ecossistema cripto, em contraste com a volatilidade e as revoluções rápidas que caracterizam muitas de suas contrapartes.