O presidente-executivo da Softbank Investment, empresa japonesa de criptografia e de grande importância da SBI Holdings, Yoshitaka Kitao comentou em entrevista à CryptoNews, sobre as criptomoedas do banco central (CBDC), e afirmou que a China atualmente lidera mundialmente essa modalidade.
“A China é a nação mais avançada no campo de CBDC, seguida pelos Estados Unidos e Europa”, afirmou Kitao, que ainda observou que no mundo do financiamento comercial, a moeda fiat é dominante atualmente, mas atentou que essa dominância pode acabar. O CEO acredita que a situação pode mudar rapidamente se um CBDC se tornar uma moeda nacional no país.
Membro do conselho da Ripple, sistema de liquidação bruta em tempo real, Kitao afirmou que os agentes do mercado devem se aventurar em novos mercados financeiros, desenvolvendo assim novos produtos financeiros, observando que foi muito difícil para os bancos domésticos trabalharem em campos de ponta, como os CBDCs.
北尾吉孝日記を更新しました。 『年頭所感』 – https://t.co/1Yg9uxNRLS #干支 #2021年 pic.twitter.com/629tK5lbd0
— 北尾吉孝 (@yoshitaka_kitao) January 4, 2021
Dessa forma, apontou que a própria SBI estava conduzindo pesquisas e trabalhando em inovações relacionadas ao decreto digital, já que o Banco Central do Japão (BOJ) está testando implantar seu próprio modelo digital de iene (¥), mas, como a maioria das economias avançadas (exceto a China), ainda não conseguiu lançar seu CBDC.
Por fim, Kitao também afirmou que os ativos criptográficos e digitais terão enorme crescimento no futuro. “Acho que o setor financiamento de ativos digitais avançará até o ponto em que a economia digital – incluindo os esforços da sociedade sem dinheiro – já terá sido implantado”, finalizou.