O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, lamentou recentemente o aumento de golpes envolvendo a criptomoeda nativa da empresa, o XRP. Em uma declaração, Garlinghouse externou sua preocupação com o crescimento dos golpes direcionados aos detentores de XRP.
O executivo da Ripple teceu críticas à plataformas de mídia social por não realizarem esforços suficientes para que este tipo de atividades fraudulentas sejam impedidas.
A declaração aconteceu após criminosos se infiltrarem no canal do YouTube da Suprema Corte da Índia para promover o XRP. O canal foi comprometido ontem, 20 de setembro, tendo seu nome alterado para ‘Ripple.live24.’ onde os hackers mostraram um vídeo promovendo tokens XRP.
Os criminosos colocaram no canal um vídeo intitulado “Brad Garlinghouse: Ripple responde à multa de US$ 2 bilhões da SEC! PREVISÃO DE PREÇO DO XRP” utilizando uma imagem de Garlinghouse em miniatura, em uma tentativa de dar credibilidade ao golpe. Posteriormente, o vídeo e o canal foram removidos da plataforma.
Após os recentes acontecimentos, Garlinghouse alertou os detentores de XRP, deixando claro que nem a Ripple nem seus executivos não solicitam que os usuários transferiram seus tokens XRP, sendo esta uma metodologia adotada pelos golpistas para lesar as vítimas.
“Infelizmente, isso parece meu PSA anual (e sim, pareço um disco riscado): @Ripple e os executivos NUNCA pedirão que você nos envie XRP. É patético ver golpistas atacando e explorando usuários inocentes de criptomoedas, e a facilidade com que as plataformas de mídia social permitem que isso aconteça”, destacou o executivo.
Para evitar os golpes, Garlinghouse recomendou aos detentores do XRP uma estratégia com três etapas: “pare, localize e evite”.
Vale lembrar que, no mês passado, um aumento golpes de XRP foi registrado após a decisão recente no caso envolvendo a Ripple Labs e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. Em um anúncio compartilhado, em 9 de agosto, a Ripple alertou sobre um aumento em esquemas de fraudes que está visando os investidores em XRP.
No alerta, a empresa destacou que os usuários devem tomar cuidado com supostas contas “Ripple”, que são fraudulentas, além de contas executivas falsas ou outras que estejam promovendo “XRP Giveaways” ou “XRP Airdrops”.