O CEO da Ripple Labs, Brad Garlinghouse, comentou sobre a exposição da empresa ao SVB em uma publicação em sua conta oficial no Twitter, em 12 de março. Conforme sua explicação, havia uma exposição da Ripple em relação ao SVB como parceiro bancário, que detinha parte de seu saldo de caixa.
“Definindo o registro direto em SVB Qs:
A Ripple tinha alguma exposição ao SVB – era um parceiro bancário e detinha parte do nosso saldo de caixa. Felizmente, esperamos NENHUMA interrupção em nossos negócios diários e já detemos a maior parte de nosso USD com uma rede mais ampla de parceiros bancários”, escreveu.
A explicação sobre a posição da empresa em relação ao seu parceiro bancário acontece após o Silicon Valley Bank, com sede em Santa Clara, Califórnia, entrar em colapso recentemente.
Garlinghouse tranquilizou a comunidade XRP ao afirmar que a Ripple segue em uma posição financeira forte. “Obviamente, muito ainda é desconhecido sobre o que acontece com o SVB e, como é o caso de muitos outros, esperamos ter mais detalhes em breve – mas fique tranquilo, a Ripple continua em uma posição financeira forte”, destacou.
Ainda na oportunidade, o CEO da Ripple citou a quebra do sistema financeiro e os rumores que o levam ao colapso. “É irônico que muito do que está acontecendo (como algumas empresas lutam para fazer folha de pagamento) destaque como nossos sistemas financeiros ainda estão quebrados – ou seja, as transferências ainda não são 24/7/365, os rumores levam ao colapso e os atritos da movimentação de dinheiro dentro de um sistema fragmentado”.
Acesso aos fundos do Silicon Valley Bank
Após o colapso do Silicon Valley Bank, todos os depositantes serão reembolsados. As ações decisivas tomadas pelos reguladores bancários e financeiros federais têm como objetivo proteger a economia dos EUA e fortalecer a confiança do público em seu sistema bancário.
Os conselhos do Federal Reserve e do FDIC recomendaram as medidas e o presidente do Conselho do Federal Reserve, Jerome H. Powell, a secretária do Tesouro Janet L. Yellen e o presidente do FDIC, Martin J. Gruenberg, aprovaram as ações para garantir que todos os depositantes tenham acesso aos seus fundos.
De acordo com um comunicado conjunto divulgado pelos reguladores no domingo, os depositantes poderão acessar seus fundos a partir de segunda-feira. Essas medidas foram necessárias para proteger os investidores e garantir a estabilidade do sistema bancário.
O Silicon Valley Bank era uma instituição financeira bem conhecida no Vale do Silício e, antes de sua falência, tinha uma base de clientes leais e diversificada. Os reguladores garantiram que o colapso do banco não afetaria a economia dos EUA e que todas as medidas necessárias seriam tomadas para proteger os depositantes.