Para o CEO da Grayscale Investments, Michael Sonnenshein, os registros de fundos de índice negociados em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC) devem ser vistos como um “momento de validação” para a maior criptomoeda do mercado.
Em uma entrevista recente no programa Last Call da CNBC, Sonnenshein minimizou o argumento que a entrada da gigante do mercado financeiro, BlackRock, na corrida de ETFs de BTC tornava o Bitcoin “desinteressante”.
“Testemunhar, literalmente, a maior gestora de ativos do mundo se comprometer publicamente com o avanço de sua participação no mercado de criptomoedas só reforça a validade dessa classe de ativos e o poder de permanência que ela tem”, disse.
“It’s a moment of validation,” says @Grayscale CEO @Sonnenshein on $BLK aiming to launch a $BTC spot ETF. “To see the largest asset manager in the world publicly commit to advancing their crypto efforts only lends validity to the asset class and the staying power that it has.” pic.twitter.com/agt7emHWt0
— Last Call (@LastCallCNBC) July 11, 2023
Ao menos sete grandes empresas institucionais, incluindo a BlackRock, se candidataram a lançar um ETF de Bitcoin spot nos EUA dentro das últimas quatro semanas. Conforme os recentes registros da Nasdaq com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a BlackRock deu o passo inicial para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista.
Se aprovado, este seria o primeiro ETF baseado em criptomoedas dos Estados Unidos. A BlackRock não é qualquer empresa – estamos falando do maior gestor de ativos do mundo, com mais de 9 trilhões de dólares em ativos.
“O ETF enquanto produto financeiro já foi testado e comprovado, e se tornou o ponto de acesso dos investidores para muitos ativos diferentes, sejam eles commodities ou ações”, disse Sonnenshein.
Grayscale confronta a SEC por não aprovar o Bitcoin Spot ETF
A Grayscale, uma autoridade respeitada em investimentos de ativos digitais, está desafiando a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA no tribunal. O ponto de discórdia? A decisão da SEC de dar sinal verde para um ETF (Exchange Traded Fund) de futuros de Bitcoin alavancado enquanto deixa na geladeira as propostas de ETFs Spot Bitcoin.
Para quem está fora do circuito das criptomoedas, um ETF Spot Bitcoin permite aos investidores negociar a valorização do Bitcoin sem a necessidade de possuir o ativo diretamente. Já o ETF de futuros de Bitcoin alavancado, recentemente aprovado pela SEC, oferece a possibilidade de duplicar o desempenho diário de um índice de futuros de BTC com fundos emprestados, ou seja, alavancagem.