Em uma entrevista recente, Shahaf Bar-Geffen, CEO da startup FinTech COTI Group , emissora da stablecoin algorítmica Djed (que é construída sobre a cripto Cardano), falou sobre o próximo lançamento do projeto ansiosamente aguardado.
O que é Djed (DJED), entenda
Em 26 de setembro de 2021, segundo dia do Cardano Summit 2021 de dois dias, IO Global (IOG), a empresa de tecnologia blockchain responsável pela pesquisa e desenvolvimento de Cardano (ADA), e a startup FinTech COTI Group, revelaram Djed, uma empresa formalmente stablecoin algorítmica baseada em criptografia verificada para Cardano que foi projetada pelo primeiro e é emitida pelo segundo.
A principal vantagem da Djed no uso de contratos inteligentes é garantir a estabilização de preços. Djed pode ser útil em finanças descentralizadas (DeFi). Ele funciona “mantendo uma reserva de moedas básicas e cunhando e queimando stablecoins e moedas de reserva”.
A seguir está o resumo do white paper do IOG (lançado em 17 de agosto de 2021) para Djed:
“Este artigo descreve o Djed, um protocolo algorítmico de stablecoin que se comporta como um banco autônomo que compra e vende stablecoins por um preço em uma faixa que está atrelada a um preço-alvo. É apoiado por criptomoedas no sentido de que o banco mantém uma criptomoeda volátil em sua reserva. A reserva é usada para comprar stablecoins de usuários que desejam vendê-los. E a receita das vendas de stablecoins aos usuários é armazenada na reserva. Além de stablecoins, o banco também negocia reservecoins para se capitalizar e manter uma taxa de reserva significativamente maior que um.”
“Até onde sabemos, este é o primeiro protocolo de stablecoin em que as reivindicações de estabilidade são precisas e matematicamente declaradas e comprovadas. Além disso, as afirmações e suas provas são formalmente verificadas usando duas técnicas diferentes: verificação de modelos limitados, para buscar exaustivamente contra-exemplos às afirmações; e prova de teorema interativa, para construir provas formais rigorosas usando um assistente de prova com recursos automatizados de prova de teorema.”
Em uma postagem de blog publicada em 26 de setembro de 2021, IOG disse que Djed “opera mantendo uma reserva de moedas básicas, enquanto cunha e queima vários outros ativos estáveis e moedas de reserva” e que “foi projetado para ser usado para pagar taxas de transação em a rede Cardano”, que ajuda a “tornar os custos de transação mais previsíveis, evitando assim taxas de gás voláteis e exorbitantes para os usuários”.
A Djed está saindo do papel em 2023
Conforme o PortalCripto noticiou, de acordo com a COTI, parceira da Cardano no desenvolvimento da stablecoin, a versão mainnet do Djed deve entrar em operação em janeiro de 2023, após uma auditoria bem-sucedida. Durante o Cardano Summit em novembro, o CEO da COTI, Shahaf Bar-Geffen, comentou sobre a data da mainnet, afirmando:
“Eventos recentes de mercado provaram novamente que precisamos de um porto seguro contra a volatilidade, e Djed servirá como esse porto seguro na rede Cardano . Não apenas precisamos de uma stablecoin, mas precisamos de uma que seja descentralizada e tenha prova de reservas on-chain.”
Segundo Bar-Geffen, “Djed é exatamente isso” e ele acredita que pode se tornar “a principal stablecoin da rede Cardano, considerando todas as parcerias de integração já assinadas para ela”.