A Coinbase precisou paralisar seus serviços de pagamentos na Índia apenas três dias após de lançar a opção no mercado indiano, a corretora de criptomoedas usava o United Payments Interface (UPI), o serviço de pagamento mais popular da região. O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, comentou sobre os motivos que levaram à interrupção do serviço, afirmando que foi devido a uma “pressão informal” do banco central da Índia.
Durante a teleconferência de ganhos trimestrais de 2022 da Coinbase, Armstrong falou sobre os planos de expansão global da empresa, reconhecendo o papel da Coinbase em iniciar a conversa com os reguladores relacionados à adoção de criptomoedas. E quando questionado sobre o impacto da recente interrupção relacionada à oferta de serviços de pagamento na Índia, Armstrong falou sobre o que ocasionou a paralisação.
Então, alguns dias após o lançamento, acabamos desativando a UPI por causa de uma pressão informal do Reserve Bank of India (RBI), que é uma espécie de equivalente do Tesouro de lá”, disse o CEO da Coinbase.
Ao destacar a decisão da Suprema Corte de março de 2020, que veta o RBI de proibir bancos que lidam com negócios de criptomoedas, Armstrong apontou que certas entidades governamentais, incluindo o RBI, não parecem ser tão positivas “quanto a isso”.
O CEO revelou ainda que a estratégia agressiva da Coinbase para expansão internacional envolve o lançamento de serviços em novas jurisdições e o trabalho com os reguladores com base em suas reações à presença da Coinbase na região.
Basicamente, eles estão aplicando uma leve pressão nos bastidores para tentar desativar alguns desses pagamentos que podem estar passando pela UPI. Acho que temos uma preocupação de que eles possam estar realmente violando a decisão da Suprema Corte”, finalizou Armstrong.
Vale lembrar que, desde 1º de abril, a Índia tem um conjunto de leis de criptomoedas que exige que os investidores em criptomoedas paguem 30% de imposto sobre ganhos de criptomoedas, o que impactou negativamente o ecossistema cripto, já que os volumes de negociação despencaram e os negócios internos mudaram para outros locais com melhores condições.