Chengpeng Zhao, também conhecido como CZ, CEO da Binance – acredita que as criptomoedas são uma opção terrível para evitar sanções.
As criptomoedas ajudaram o governo ucraniano, bem como as várias ONGs que conseguiram garantir doações para ajudar o país atingido pela guerra a distribuir recursos de emergência e combater a invasão russa. No entanto, as preocupações com os oligarcas russos que tentam escapar do impacto das sanções ocidentais usando criptomoedas também aumentaram. CZ, por exemplo, acredita que “ninguém inteligente” escolheria a criptomoeda para fazer isso.
Criptomoedas, uma arma para belicistas?
Em entrevista à CNN, CZ destacou que a criptografia é muito rastreável devido à tecnologia blockchain subjacente e acrescentou:
“Se você olhar para os dados, ninguém inteligente faz isso. A criptografia é muito rastreável, os governos ao redor do mundo estão cada vez mais muito bons em rastrear transações de criptografia. Portanto, a criptomoeda não é boa para isso.”
A Binance se juntou a outros gigantes de criptomoedas, como Coinbase e Kraken, ao se recusar a congelar unilateralmente milhões de contas de usuários russos, embora tenha dito que a plataforma cumpre as sanções do governo. Quando perguntado sobre sua opinião sobre a guerra em andamento, CZ disse que a Binance é totalmente contra isso, os políticos e ditadores que iniciam as guerras. No entanto, o executivo passou a esclarecer que, “Não somos contra o povo. Há muitas pessoas em ambos os lados da Ucrânia e da Rússia que estão sofrendo e queremos ajudar essas pessoas”.
Comércio ilegal: Fiat Vs Crypto
Apesar das crescentes preocupações com o crime e a evasão de sanções relacionadas às criptomoedas, é importante entender que o decreto ainda é muito comum quando se trata de comércio ilegal. Isso é algo que não apenas CZ enfatizou, mas o Departamento do Tesouro dos EUA confirmou recentemente.
Em seu relatório que inclui lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, financiamento da proliferação e o papel dos ativos virtuais em todos os aspectos, o Departamento do Tesouro dos EUA afirmou que o uso dessa classe de ativos para lavagem de dinheiro permanece muito abaixo do da moeda fiduciária e dos métodos mais tradicionais .
No início do mês passado, Tom Robinson, cofundador da empresa forense de blockchain Elliptic, opinou sobre o assunto e afirmou que a criptomoeda não é uma solução perfeita para evitar autoridades, pois sabe-se que os ativos de blockchain têm a melhor privacidade que faz transferências em larga escala. e compras complicadas de realizar sem serem identificadas.