O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), comentou sobre um interesse em realizar investimentos em alguns bancos durante uma conversa com o canal Bankless, no Youtube. De acordo com CZ, os possíveis investimentos seriam uma consequência de uma avaliação feita pela Binance para adquirir um banco.
CZ destacou que, mesmo com as eventuais aquisições, isso não iria garantir que as atividades com criptomoedas não fossem proibidas futuramente. Para o CEO da Binance, comprar um banco é uma ação complexa, cara e de alto risco.
Zhao também fez criticas a estrutura dos bancos, ao afirmar que estas instituições pegam dinheiro dos seus clientes, emprestam para tentar ganhar dinheiro e, em caso de falha, pedem falência.
“Em muitos países, o governo poderia salvar um banco da falência. Mas eu não gosto desse tipo de negócio. Prefiro negócios sem dívidas”, afirmou.
Ainda na oportunidade, CZ citou complicações regulatórias que estão envolvidas na compra de um banco e que poderiam limitar a capacidade da Binance na oferta de serviços de criptoativos através da aquisição, além de destacar ser uma compra cara e pouco lucrativa.
“Não só porque você tem dinheiro, você pode comprar muitos bancos. A quantidade de capital necessária para comprar um banco é bastante alta e a aprovação regulatória para adquiri-lo é igual ou maior do que a necessária para criar um novo banco”, ressaltou Zhao.
Vale lembrar que durante a conversa, Changpeng Zhao comentou sobre as exchanges rivais do mercado, bem como a falência da FTX e a recente polêmica da carteira Ledger.